Procuradora nazista defendia Sara Winter publicamente
Foto: Reprodução e Uanderson Fernandes
Investigada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) desde quarta-feira por suas publicações em apologia ao nazismo, a promotora Marya Olimpia Ribeiro Pacheco, do Distrito Federal, pediu o arquivamento, há um ano, duas representações contra a militante extremista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter.
As ações eram de autoria do Projeto Cravinas, clínica jurídica da Universidade de Brasília (UnB) especializada em direitos sexuais e reprodutivos. O pedido da entidade era para que Sara fosse condenada por crimes cometidos em meio à mobilização contrária ao aborto legal a que foi submetida uma menina de dez anos, grávida após ter sido estuprada pelo próprio tio.
Sara teria cometido calúnia contra um médico de Recife, que interrompeu a gravidez da criança, e quebrado segredo de Justiça ao publicar online o nome da menor, residente em São Mateus (ES), bem como o local do procedimento e o tempo de gestação até aquele momento.
Em 14 de setembro de 2020, Marya Olimpia, ao analisar o caso, disse que a militante, na verdade, agiu “estritamente dentro do limite da liberdade de expressão” ao convocar seus seguidores nas redes sociais para irem até a unidade hospitalar tentar impedir o aborto.
Coincidentemente, o apelido de Sara Winter foi um empréstimo que ela fez de uma inglesa, nascida nos anos 1870 e que atuou justamente como uma espiã… nazista.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf