PT teme que Bolsonaro intimide eleitores em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lula Marques/PT

Uma ala majoritária do PT tem pregado que o partido precisa defender com veemência o impeachment de Jair Bolsonaro, por, entre outros motivos, temer que o “clima de terror” espalhado pelo atual presidente atrapalhe a mobilização dos petistas para as eleições de 2022.

A avaliação é de que esse “clima de terror” pode inibir a militância do PT de sair às ruas durante a campanha eleitoral. Um dos que compartilha desse pensamento é o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), um dos mais próximos do ex-presidente Lula, de quem foi ministro.

“Nada pior para o PT do que esse clima de terror na eleição. Isso inibe a militância de fazer campanha. As pessoas têm medo de por um adesivo ‘Fora, Bolsonaro’. Muita gente não foi para as manifestações do ‘Grito dos Excluídos’ (em 7 de Setembro) por medo”, disse Padilha à coluna.

Apesar da avaliação, o deputado e outros dirigentes petistas veem um “grande obstáculo” para o Congresso Nacional aprovar o impeachment do atual presidente: o Orçamento da União. A percepção é de que Bolsonaro conseguiu “amarrar” o Centrão por meio da distribuição de emendas parlamentares.

“O Bolsonaro formou uma base sólida com o (presidente da Câmara) Arthur Lira (PP-AL) e com o Orçamento. É preciso deslocar essa base sólida”, reconheceu Padilha. “O grande obstáculo para o impeachment é essa base sólida”, emendou o ex-ministro.

Nos bastidores, há quem avalie que o impeachment de Bolsonaro não interessa ao PT porque alçaria ao poder um personagem que pode bagunçar o cenário eleitoral: o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). Nesse cenário, o melhor seria deixar Bolsonaro sangrar até o pleito de 2022.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf