Rio instala estátuas de negros junto a animais em antigo zoológico
Foto: Reprodução
A instalação de estátuas de pessoas negras no BioParque do Rio, antigo Jardim Zoológico, está sendo questionada pela deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ). Em ofício enviado à administração do local, a parlamentar destaca que os objetos foram expostos no espaço “Savana Africana” junto a animais.
Petrone classifica a iniciativa como desumanizadora e lembra que pessoas brancas não têm a mesma representação no parque. “O grotesco da montagem nos remete a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações indignas”, afirma em ofício. A deputada exige a retirada imediata das estátuas e a realização de uma exposição antirracista como retratação.
Em nota, o BioParque diz que, diante das ponderações levantadas, avaliará a revisão do material temático. “Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito”, diz a instituição.
Leia, abaixo, a nota enviada à coluna pelo BioParque após ofício da deputada Talíria Petrone:
“O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.
O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.
Diante das ponderações levantadas, o Bioparque do Rio avaliará a revisão do material temático na representação do continente Africano e reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf