Talibã está forçando mulheres a se casarem
Foto: Reprodução
Autoridades dos EUA que auxiliam refugiados afegãos no exterior alertaram recentemente o Departamento de Estado sobre casos de mulheres e meninas que foram forçadas a se casar ou chegaram com parceiros do sexo masculino se passando por maridos para serem elegíveis para evacuação e escapar do Talibã, de acordo com duas fontes.
Os incidentes descritos por fontes da CNN foram revelados enquanto os afegãos estavam em um centro de trânsito no exterior. Eles ressaltam o desespero entre os afegãos para fugir do país após a tomada do Talibã – e o medo do que seu governo possa significar para mulheres e meninas.
Não está claro o quão difundido o assunto é, mas gerou preocupação suficiente para diplomatas americanos nos Emirados Árabes Unidos enviarem um telegrama.
As fontes disseram que algumas mulheres e meninas afegãs alojadas em um dos centros de evacuação nos Emirados Árabes Unidos relataram que suas famílias as forçaram a se casar fora do aeroporto de Cabul para que pudessem escapar do país quando o Talibã assumisse o poder. Em alguns casos relatados, as famílias pagaram aos homens elegíveis para evacuação milhares de dólares para se casarem ou se passarem por maridos para as mulheres fugirem.
Uma das fontes disse que diplomatas americanos nos Emirados Árabes Unidos forneceriam orientação aos que trabalham no centro sobre como identificar potenciais vítimas de tráfico humano. Outro disse que o Departamento de Estado dos EUA indicou que coordenaria com o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Defesa.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Estado para comentar.
Os EUA contam com terceiros países como escalas temporárias antes que os afegãos voem para os EUA ou outros países. Uma vez nesses países terceiros, os afegãos são processados e examinados antes de continuar suas viagens. Alguns estão viajando para os Estados Unidos, onde as autoridades estão usando uma série de bases militares para abrigar os evacuados.
Quando o Talibã governou o Afeganistão pela última vez, entre 1996 e 2001, eles fecharam escolas para meninas e proibiram as mulheres de trabalhar. Após a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001, as restrições às mulheres diminuíram.
Desta vez, o Taleban está prometendo formar um “governo islâmico inclusivo no Afeganistão”, embora não esteja claro que forma isso ocorrerá e se a nova liderança incluirá mulheres.
A CNN relatou anteriormente sobre a preocupação compartilhada por mulheres afegãs que viram progressos nos últimos anos apenas com medo de que sejam perdidos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf