Vem aí o TRF-6
Foto: Daniel Protzner/ Assembléia Legislativa de MG
Um ano depois de ser aprovado pela Câmara em meio a críticas, o projeto de lei que cria o TRF-6 deve avançar no Senado. Com articulação de Rodrigo Pacheco, o texto foi incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dessa quarta-feira.
Antonio Anastasia apresentou relatório favorável à proposta nesta segunda-feira. A proposta do STJ é desmembrar o TRF-1. O sexto tribunal teria sede em Belo Horizonte, por isso o empenho da bancada mineira.
A proposta foi aprovada pela Câmara em agosto do ano passado. Foi criticada por especialistas em contas públicas. Meses antes de ser votada pelos deputados, Gilmar Mendes se somou aos críticos dizendo que a criação do TRF-6 em meio à pandemia era inoportuna.
Anastasia diz que não haverá aumento de gastos. A previsão é que o novo tribunal tenha 18 desembargadores, cujos cargos serão criados a partir da transformação de 20 cargos de juiz federal substituto pertencentes ao TRF-1.
O GLOBO mostrou, porém, que a criação do TRF-1 vai gerar um efeito cascata com impacto na criação de cargos e aumento de gastos em outros órgãos públicos. A PGR, por exemplo, já apresentou projeto com aumento do número de procuradores em razão da nova jurisdição.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf