800 prefeitos podem ficar inelegíveis por não gastar em Educação
Foto: Reprodução
A quantidade de municípios que gastam menos em educação do que é permitido pela Constituição deve aumentar neste ano em cerca de 166%. Segundo um levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com 2.900 cidades (o país tem 5.570), foram cerca de 300 municípios nessa situação no ano passado. Caso a tendência atual se mantenha, a estimativa é que serão 800 gestões municipais nessa situação até o fim de 2021.
Os municípios são obrigados a aplicar 25% das suas receitas na manutenção e no investimento em educação, mas prefeitos dizem que a pandemia da Covid-19 atrapalhou o planejamento e tornou a meta inalcançável em alguns lugares. Se nenhuma providência for tomada, os cerca de 800 prefeitos podem ficar inelegíveis por descumprir a regra constitucional.
Mais de 93% dos municípios diminuíram a proporção dos seus gastos em educação neste ano, em relação a 2020, segundo a FNP. Entre os motivos está a queda na contratação de professores temporários e funcionários terceirizados para limpeza, falta de planejamento no início do ano e a proibição de reajuste e de contratação de novos profissionais.
Os prefeitos dizem que o problema é consequência da pandemia, pois o congelamento dos gastos e dos concursos foi uma exigência da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial aprovada no ano passado, e as aulas à distância resultaram em queda nas contratações de profissionais terceirizados e temporários.
Para contornar o problema, a FNP está defendendo a provação de uma nova emenda à Constituição. Já aprovada no Senado, e agora em análise na Câmara dos Deputados, a PEC 13/2021 propõe que o prazo para aplicação do gasto obrigatório em educação seja estendido até o fim de 2023. A emenda também livraria os prefeitos do risco de se tornarem inelegíveis por descumprir o investimento mínimo neste ano.
“É preciso mais prazo para que o investimento seja feito com qualidade porque, se for feito de maneira apressada, será de forma temerária”, diz o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre. “Se aplicar esses recursos até 2023, a educação não vai perder nenhum centavo, pelo contrário: vai recuperar recursos que não podem ser aplicados neste ano. Estamos falando de um ótimo problema, porque há tempo sobrando. Ninguém está falando em pegar dinheiro da educação para fazer asfalto.”
Segundo Perre, ao contrário do que se esperava no ano passado, há também um aumento de arrecadação nos municípios devido à alta acelerada da inflação neste ano, pois a maior parte da receita vem do repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Isso fez com que as prefeituras tivessem que gastar, obrigatoriamente, mais do que estavam planejando — uma vez que o gasto mínimo é calculado em relação às receitas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf