Associação antimáfia da Itália critica cidadania a Bolsonaro
Foto: EVARISTO SA / AFP
Uma das principais associações de combate às máfias na Itália criticou nesta terça-feira (26) a concessão de cidadania honorária para o presidente Jair Bolsonaro no município de Anguillara Veneta.
De acordo com o diretório da ONG Libera na região do Vêneto, a homenagem é um “tapa na memória das múltiplas vítimas” das ações do mandatário brasileiro.
“Recordamos como a ação política do presidente Bolsonaro é caracterizada por uma multiplicidade de atos tidos como contrários aos direitos humanos e ambientais, implantando uma política genocida contra a população (o desprezo e as ofensas a mulheres e homossexuais, as ações de desmatamento e violações contra as populações indígenas que habitam na Amazônia, as grotescas acusações às ONGs pelos incêndios que devastaram a Amazônia)”, escreveu a Libera no Facebook.
“Em virtude de tais circunstâncias, acreditamos que a concessão de tal honraria é um tapa na memória das múltiplas vítimas de tal ação política”, acrescentou a entidade, que foi fundada em 1995 por Luigi Ciotti, um conhecido ativista antimáfia da Itália.
Homenagem – A cidadania honorária a Bolsonaro foi proposta pela prefeita de Anguillara Veneta, Alessandra Buoso, com o argumento de que um bisavô do presidente nasceu nessa pequena cidade de pouco mais de 4 mil habitantes situada no norte italiano.
“A cidadania é conferida de fato ao presidente, como delegado de um povo e eleito democraticamente pelo povo que ele representa, mas é conferida simbolicamente a toda uma nação”, declarou Buoso por meio de comunicado.
Segundo a prefeita, o reconhecimento vale como um “gesto simbólico de esperança para todos os povos que, todos os dias, são obrigados a migrar para outros países em busca de uma nova vida”.
“Não queremos entrar nos aspectos políticos porque não é nosso papel nem nossa vontade, queremos apenas recordar que os laços entre essas duas nações são extremamente fortes”, acrescentou.
Existe a expectativa de que Bolsonaro visite Anguillara após a cúpula do G20 em Roma, marcada para 30 e 31 de outubro. (ANSA).
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf