Ativistas fazem vaquinha contra desumanidade do Judiciário
Foto: Reprodução/Getty Images
Com o avanço da fome no país, têm sido recorrentes no noticiário os casos de furto de alimentos em supermercados. Também têm sido frequentes as decisões judiciais insensatas que punem com rigor excessivo pessoas em situação de vulnerabilidade pegas roubando comida, como se a fome, por si só, já não fosse fardo demasiadamente pesado. No final do mês passado, a falta de humanidade ficou escancarada no caso de uma mãe de cinco filhos que teve sua liberdade negada pela Justiça de São Paulo por furtar uma Coca-Cola, dois Miojos e um pacote de suco Tang.
Um outro caso também chamou a atenção no Rio de Janeiro. Recentemente, Paloma da Silva Santos, de 19 anos, foi detida roubando carnes de um supermercado na zona norte da capital. A ideia seria revender parte das peças para conseguir pagar o aluguel do quarto na favela de Manguinhos, onde cria sozinha o filho de oito meses de idade. A Justiça determinou que Paloma deveria pagar 500 reais em cinco parcelas a título de acordo para que a denúncia não avançasse, como se o drama da mãe solo desempregada já não fosse agudo o suficiente.
A sorte da jovem– se é que dá para dizer que alguém nessa situação tem algum tipo de “sorte”– foi que militantes dos direitos humanos levantaram uma vaquinha virtual para ajudá-la com a dívida. Em menos de uma semana a vaquinha atingiu 50.000 reais, segundo o advogado e ativista pelos direitos das populações negras e de favela Joel Luiz Costa. Ele afirmou que além de quitar seu débito com a Justiça do Rio, Paloma disse que pretende comprar uma casa com o dinheiro arrecadado.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf