Bolsonaro vai manter indicação de Mendonça ao STF
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Mesmo diante da resistência do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avisou que manterá a indicação de André Mendonça ao STF (Supremo Tribunal Federal).
A sinalização do presidente foi relatada à CNN Brasil por dois ministros. Ela também foi feita ao ex-ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), indicado ao cargo do ex-ministro Marco Aurélio Mello.
O diagnóstico feito pelo presidente é de que um recuo, neste momento, poderia demonstrar fragilidade política e desagradar a bancada evangélica, considerada um dos pilares de sustentação da atual gestão.
A avaliação feita no Palácio do Planalto é de que o presidente analisa outros nomes para a vaga, mas apenas para um cenário de derrota de André Mendonça na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Na terça-feira (12), a analista da CNN Brasil Thaís Arbex relatou que Alcolumbre pode deixar a sabatina de André Mendonça para 2023 à espera de uma mudança do indicado à Suprema Corte.
Na semana passada, a articulação política do Palácio do Planalto identificou que a insistência de Davi Alcolumbre em não marcar a sabatina acabou atraindo apoios a Mendonça em siglas de oposição.
A maior resistência, segundo assessores palacianos, tem sido a de parlamentares de legendas do centrão, que ainda apostam na possibilidade de o presidente indicar para a Suprema Corte um nome sugerido pelo bloco político.
Como alternativa a André Mendonça, aliados do presidente sugeriram a ele três sugestões de indicações.
Os dois primeiros são dos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) Jorge Oliveira e Bruno Dantas. O primeiro é amigo do presidente e chegou a ser cotado para a Suprema Corte, no ano passado, para a vaga de Celso de Mello.
O segundo conta com a simpatia tanto de ministros da Suprema Corte como de senadores governistas. A relação de proximidade de Dantas com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), porém, é apontado como um dificultador.
O terceiro nome citado por integrantes do governo é o do ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Ivan Sartori. Ele já foi cotado à Suprema Corte e conta com a simpatia dos filhos de Bolsonaro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf