Bruna Marquezine fez propaganda de álcool disfarçada de post
Foto: Reprodução
O Conar decidiu pela alteração de uma postagem feita por Bruna Marquezine em seu perfil no Instagram. Em julho, ela compartilhou um vídeo do “Barquezine”, presente que contou ter ganho de aniversário da vodka Absolut. A atriz é embaixadora da marca e o próprio Conar abriu uma investigação sobre o caso para analisar se houve publicidade velada no post.
Além da publicidade velada, o órgão também ressaltou que não havia frase de advertência sobre o consumo de álcool no post e questionou se o público do Instagram da atriz é composto por maiores de idade e se há estímulo ao consumo excessivo de álcool pela menção de diferentes sabores de vodka.
Bruna e a Pernod Ricard Brasil, empresa responsável pela Absolut, se defenderam na ação por meio de seus advogados.
A Pernod negou que havia publicidade velada na ação alegando que foi um presente para a atriz, que ficou entusiasmada e fez o vídeo de forma espontânea e não negociada. Disse ainda que não há apelo direto para consumo da bebida e que o público do Instagram da atriz é predominantemente maior de idade. A empresa, no entanto, recomendou que Bruna colocasse uma frase de advertência sobre o consumo de álcool na postagem.
Já a defesa de Bruna alegou que a atriz cumpre todos os parâmetros do guia do Conar para influenciadores e que não tem intenção de descumpri-los. Sobre o vídeo, afirmaram que foi postado de forma espontânea, sem negociação e como parte da liberdade de expressão da artista.
A relatora do caso no Conar não concordou com parte dos termos das defesas e considerou que a postagem deve ser considerada uma publicidade por ter proveito publicitário e, por isso, deve seguir as regras. Ela pediu a alteração do post para inclusão da frase de advertência sobre consumo de álcool e menção à identificação publicitária. O voto foi aceito por unanimidade entre os conselheiros.
Como a postagem julgada era um vídeo nos stories do perfil de Bruna — vídeo que some após 24 horas — e não pode mais ser modificada, a decisão fica como um precedente e, se houver reincidência, a atriz poderá ser advertida pelo Conar.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf