Carne de boi cai de preço, mas não para o consumidor

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Getty Images

Em conversas com o Radar Econômico, executivos de frigoríficos dizem que repassaram a queda de 15% a 20% dos preços da arroba do boi para os supermercados depois da suspensão das compras pela China que fez os preços despencarem, mas o desconto não chegou ao consumidor final. O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Marcio Milan, diz que isso acontece porque muitos supermercados ainda estão vendendo estoques comprados há mais tempo, portanto, a um preço mais caro.

O último dado da Abras com preços pesquisados em 12 lojas que são âncoras em suas regiões mostra que o preço da carne tem uma variação de até 64% entre o mais caro e o mais barato. Os preços foram pesquisados na semana do dia 14 de outubro. Enquanto em um supermercado de menor porte o preço do quilo do coxão mole estava em torno de 28 reais, provavelmente por conta de alguma promoção, em outra loja o quilo da carne chegava a 47 reais. O preço da maior parte das lojas ficou entre 36 e 38 reais e, segundo Milan, já mostrando uma tendência de queda em relação a semanas anteriores. A Abras recomenda fortemente que o consumidor pesquise preços e diz que a tendência é que os supermercados menores consigam repassar os preços mais cedo já que fazem compras em tempos menores.

O problema é que, quando o desconto começar a chegar ao consumidor, é possível que a China já tenha liberado novamente as compras de carne brasileira e aí os preços voltem a subir.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf