CPI pode passar o pano para Braga Netto
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
E não é que o general da ativa Eduardo Pazuello, especialista em logística militar e ignorante em SUS, disse em depoimento à CPI da Covid-19 que o governo do presidente Jair Bolsonaro jamais prescreveu cloroquina para combater a pandemia?
É por isso que ele, na condição de ex-ministro da Saúde, será um dos mais de 30 indiciados no relatório final do senador Renan Calheiros (MDB-AL). Mentiu, e de quem depõe a uma CPI espera-se que diga a verdade. E os fatos apurados comprovam que mentiu.
Bolsonaro ofereceu cloroquina até às emas do Palácio da Alvorada. Em discurso, ontem, para uma plateia terrivelmente evangélica, ele voltou a defender a droga universalmente rejeitada para dar conta do vírus, e o tratamento precoce que se revelou ineficaz.
É por isso que também Bolsonaro será indiciado, bem como dirigentes das operadoras de planos de saúde Prevent Senior e Hapvida, as duas maiores do país, que ganharam muito dinheiro à custa dos seus clientes que morreram ou foram infectados.
Essa é uma das histórias mais trágicas e vergonhosas da pandemia, exclusividade do Brasil. Sem sua autorização, aproveitando-se da sua falta de conhecimentos médicos, humanos foram usados como cobaias de um experimento destinado ao fracasso.
A Hapvida foi criada em 1993, e em 2018 abriu seu capital na Bolsa de Valores. Fechou o primeiro ano da pandemia, o de 2020, com uma receita líquida de 8,5 bilhões de reais, um aumento de 51% sobre o faturamento do ano anterior não epidêmico.
Oficialmente, o número de mortos pelo vírus está próximo dos 600 mil. Mas com a subnotificação de casos, o número supera 700 mil. Nunca se saberá ao certo quantas pessoas morreram. Nunca, porém, os responsáveis por isso serão esquecidos.
Faltará um aspirante a sentar-se no banco dos réus se entre os indiciados não estiver o general Braga Netto, atual ministro da Defesa, queridinho de Bolsonaro, e, à época, chefe da Casa Civil e coordenador das ações do governo para deter a pandemia.
Renan ainda não decidiu se pedirá seu indiciamento. Dentro da CPI, por razões nebulosas, há senadores que se opõem. Possivelmente por medo de uma eventual reação das Forças Armadas. Reação de qual natureza? O que elas poderiam fazer?
Braga Netto foi poupado de depor. Teria sido um escândalo se Pazuello fosse poupado. Militares de patentes mais baixas acabaram ouvidos. Uma vez convocado, problema de Braga Netto se comparecesse munido de um habeas corpus para calar-se.
Uma CPI que gritou tanto nos últimos meses não deveria miar logo no fim.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf