Doria desmente que ICMS aumente combustíveis

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou ao Painel nesta terça (5) que “a alta no preço dos combustíveis não depende do ICMS dos estados” e culpou a situação política do Brasil pelo preço do dólar.

​”A instabilidade política do Brasil gera desconfiança no mercado internacional e coloca o dólar em alta permanentemente”, disse o governador. “O gás também sobe absurdamente e não tem nada com ICMS dos estados”.

“Falta competência a este governo. Sobra improviso e irresponsabilidade”, acrescentou.

As afirmações do tucano são respostas à proposta de acordo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a partidos da base e da oposição para que o ICMS (imposto estadual) incida sobre o preço médio dos combustíveis nos últimos dois anos para reduzir o valor da gasolina.

Lira estabeleceu como uma de suas prioridades reduzir o preço dos combustíveis, em meio a ataques aos repasses de preços praticados pela Petrobras e a críticas aos estados por não quererem diminuir suas alíquotas de ICMS.

O presidente da Câmara se reuniu na noite de segunda-feira (4) com líderes da base para negociar um texto. A intenção inicial era votar a proposta nesta terça-feira (5), depois de conversar com a oposição. A votação, porém, ficou para quarta-feira da próxima semana.

O ICMS atualmente é calculado com base em um preço de referência, conhecido como PMPF (preço médio ponderado ao consumidor final), revisto a cada 15 dias de acordo com pesquisa de preços nos postos. Sobre esse valor, são aplicadas as alíquotas de cada combustível.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf