Frente que substituirá CPI avança no Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Os primeiros encaminhamentos sobre a Frente Parlamentar Observatório da Pandemia, que vai suceder a CPI da Covid no Senado, devem ser conversados na já próxima semana. Autora da proposta, senadora Zenaide Maia (PROS-RN), tem marcada uma reunião com integrantes da cúpula da CPI na segunda (18) e entre os assuntos que serão abordados está a sugestão dos nomes que irão compor a frente.
De acordo com a senadora, a ideia é que participem os parlamentares que atuaram na CPI da Covid. Isso inclui titulares, suplentes ou mesmo aqueles que atuaram mediante autorização do presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), como foi o caso das senadoras. A bancada feninina no Senado apenas conseguiu o direito de participar da comissão após questionarem a ausência de indicação de parlamentares mulheres.
Também na segunda está prevista a apresentação do relatório final, que deve ser pautado para votação na quarta-feira (20). Após isso, os trabalhos do grupo encerra. É quando, então, poderá ser analisado o projeto que cria a o Observatório da Pandemia. O texto foi apresentado na noite da quarta (13), pela senadora Zenaide. “Protocolamos o documento e, por conta do regimento, ele será analisado assim que os trabalhos da CPI forem oficialmente encerrados”, disse.
Na avaliação da senadora, uma das principais funções desta frente a ser constituída, e que consta no projeto, é a de receber novas denúncias sobre irregularidades e erros no combate a pandemia. Ela acredita que muito material ainda há para ser coletado. Zenaide também destacou o olhar que a frente terá sobre projetos de lei que ajudem o Brasil a fortalecer o SUS.
“Vamos seguir o trabalho da CPI recebendo documentos e cobrando respostas. Nosso projeto traz quatro pontos para esta frente: acompanhar e fiscalizar os desdobramentos das investigações da CPI, cobrar responsabilização dos acusados pelo agravamento da crise sanitária, receber novas denúncias sobre irregularidades e erros no combate a pandemia, e propor novos projetos de lei que ajudem o brasil a fortalecer o SUS, que mesmo subfinanciado foi quem mais salvou vidas durante esta pandemia”, disse.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf