Jantar expõe dissidência pró-Lula no MDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O jantar oferecido pelo ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília na quarta-feira foi um evento para estreitar os laços do petista com a velha guarda da sigla e com as novas lideranças da bancada do Nordeste. Mas a leitura de setores do MDB foi de que a reunião com Lula ganhou viés de dissidência interna, porque o partido está oficialmente engajado nas articulações em torno de uma candidatura da terceira via na sucessão presidencial. Essa conotação de racha interno espantou alguns convidados.

Os comensais na casa de Eunício eram a nova geração de lideranças do MDB no Nordeste, que já se anteciparam no apoio à pré-candidatura de Lula, independentemente do posicionamento da cúpula emedebista.

Em contrapartida, chamaram a atenção as ausências de alguns convidados, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o deputado Raul Henry, liderança do MDB de Pernambuco.

No mesmo horário do jantar, Ibaneis participou de um evento com filiados do MDB local. Raul Henry havia informado Eunício que não poderia comparecer. Nos bastidores, fontes do MDB afirmam que Ibaneis e Henry sentiram desconforto em participar do encontro porque ganhou conotação de dissidência interna.

De acordo com essas fontes, que falaram reservadamente ao Valor, Ibaneis e Henry não estão fechados ao diálogo com Lula. Ao contrário, Raul Henry reuniu-se presencialmente com o petista durante a passagem dele por Recife em agosto.

No entanto, ambos não querem destoar da ala partidária que articula a construção de um nome da terceira via na disputa presidencial. Uma das fontes lembra que, oficialmente, o MDB tem pré-candidata à Presidência da República: a líder da bancada feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Entre as lideranças da bancada nordestina do MDB que já fecharam com Lula, compareceram ao jantar o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (PB); o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL); o deputado Walter Alves (RN), filho do ex-presidente do Senado Garibaldi Alves; o ex-senador Lobão Filho (MA).

Isnaldo, Veneziano e Alves são afinados com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP). Um interlocutor de Baleia disse ao Valor que o dirigente emedebista está trabalhando para viabilizar a candidatura de Simone Tebet, ou para que o partido caminhe com a terceira via. Mas ressalva que Baleia deverá se reunir com Lula mais à frente, porque não há portas fechadas para o diálogo com o petista.

“Foi um reaquecimento de uma relação boa que Lula tinha com o MDB quando foi presidente”, resumiu Lobão Filho, do grupo político da família Sarney, sobre o encontro. Estava confirmada a presença da ex-governadora Roseana Sarney, mas ela permaneceu em São Luís ao lado do pai porque, na véspera, dona Marly Sarney havia sido hospitalizada. Sarney e Lula já haviam se encontrado em São Luís em agosto, na visita do petista ao Maranhão.

Do lado do PT, acompanharam Lula a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann (PR), o vice-presidente José Guimarães (PT-CE), o secretário-geral do PT, Paulo Teixeira (SP), e o senador Paulo Rocha (PT-PA).

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf