Live de Bolsonaro confirma conclusões da CPI sobre ele
Foto: Reprodução
Depois que Jair Bolsonaro foi várias vezes acusado pela CPI da Covid de espalhar notícia falsa, o presidente da República soltou uma fake news das mais levianas e viu o Facebook e o Instagram derrubarem sua live semanal.
Bolsonaro leu uma fake news que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”. A “notícia” vinha de um site bastante conhecido por divulgar fake news.
É inacreditável que o presidente da República divulgue mais esta mentira em uma rede social para a nação. Mais inacreditável ainda é que o Facebook e Instagram tenham demorado tanto tempo para tomar medidas como esta.
Mas, enfim, antes tarde do que nunca (isso é tema de outra coluna).
Agora, é importante frisar novamente que Bolsonaro continua, a esta altura dos acontecimentos, usando a presidência do país para levar desinformação em relação à saúde dos brasileiros.
Leitores, são 19 meses de pandemia. Dezenove. Não é mais possível que o país aguente tamanha irresponsabilidade e desfaçatez.
Ele, o presidente, não conseguiu mobilizar nem mesmo sua base com esse movimento anti vacina, como já dito aqui, mas chegou ao absurdo de fazer essa afirmação criminosa. Divulgar fake news é crime. Quando isso coloca em risco a saúde tem um agravante.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf