Pacheco avisa que Mendonça terá sabatina
Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira que espera que a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, ocorra “nas próximas semanas”. Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) em julho.
— Acredito muito em uma solução de consenso, a partir do diálogo, e que possamos ter essa etapa vencida nas próximas semanas com a sabatina da indicação do ministro do STF. Estou trabalhando por isso, essa é a minha intenção, que haja a sabatina.
Pacheco também disse que não vê como pressão a iniciativa do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), de reunir assinaturas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em defesa da sabatina, conforme antecipou o GLOBO. Os dois conversaram ontem sobre o assunto.
Bezerra conseguiu hoje o apoio da maioria da CCJ para tentar forçar o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a pautar a indicação. O intuito é mostrar que, embora a decisão caiba ao presidente do colegiado, Alcolumbre está descumprindo os anseios dos demais membros.
— Todas as manifestações são muito legítimas, temos que respeitá-las, são manifestações de vontade, de desejo, de intenção em razão do ato de sabatina da indicação para o STF. Recebo com tranquilidade isso, não é fator de pressão, mas é uma manifestação de vontade que precisa ser considerada pela presidência do Senado, certamente será considerada pelo presidente da CCJ e pelos demais senadores — disse Pacheco, ao ser questionado sobre a iniciativa de Bezerra.
Integrantes do Palácio do Planalto querem tentar viabilizar uma conversa entre Alcolumbre e Bolsonaro nos próximos dias em busca de pacificação. Como revelou a coluna de Bela Megale, do GLOBO, o presidente da CCJ conversou ontem com o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), por telefone.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf