Partidão de direita terá 12 vice-presidentes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Após meses de articulações, DEM e PSL finalmente aprovaram ontem, em convenção partidária conjunta, a fusão das duas legendas, dando origem ao União Brasil. O número nas urnas será o 44. A ata será submetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá homologar o novo partido em prazo estimado de três meses.

O União Brasil terá a maior bancada da Câmara dos Deputados, ao sair do papel com 81 deputados, sendo 53 do PSL e 28 do DEM. A conta exclui quadros do DEM que se licenciaram para assumir ministérios ou secretarias estaduais. O DEM tem dois ministros no governo Jair Bolsonaro: Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) e Tereza Cristina (Agricultura). O fundo partidário estimado é de R$ 158 milhões ao ano.

Conforme o Valor havia antecipado, o presidente da nova sigla será o deputado federal Luciano Bivar (PE), atual presidente do PSL. O secretário-geral será o atual presidente do DEM, ACM Neto. O partido terá 12 vice-presidentes nacionais. A primeira tesoureira será Maria Emília Rueda, irmã do primeiro vice-presidente nacional, Antônio Rueda, também originário do PSL.

Nos bastidores, há um cálculo de que cerca de 20 deputados da bancada bolsonarista, filiados ao PSL, deixem o novo União Brasil No entanto, lideranças da nova legenda já articulam levar na janela partidária que abre em maio entre 20 e 30 deputados federais para o União Brasil a fim de compensar a eventual debandada dos bolsonaristas.

Em entrevista coletiva, ACM Neto minimizou o risco da evasão. “Sobre a permanência do deputado A, B ou C, bolsonarista ou antibolsonarista, o que queremos é olhar para cada membro do partido como integrante do União Brasil”, afirmou.

Neto salientou que o objetivo nos próximos meses é traçar o planejamento para as eleições de 2022, organizar as comissões provisórias nos 26 Estados e no Distrito Federal, respeitar as questões locais e reforçar os quadros alinhados com o novo partido.

“Não estamos preocupados com quem vai sair, nossa preocupação é o desenho para 2022”, enfatizou. “Não estamos preocupados com saídas neste momento”, reforçou Luciano Bivar. O futuro presidente do União Brasil afirmou que a prioridade é discutir se o partido terá candidatura própria à Presidência da República ou se apoiará outro nome da terceira via. “Mas certamente queremos protagonismo de uma candidatura viável à Presidência”, sustentou.

O partido nasce com três pré-candidatos à Presidência: o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), ambos pelo DEM; e o apresentador José Luiz Datena, pelo PSL.

O ministro do Trabalho e da Previdência e filiado ao DEM, Onyx Lorenzoni, protagonizou a primeira derrota bolsonarista no novo partido. Ele apresentou requerimentos para que a nova legenda apoie a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e pela liberação dos filiados para apoiarem candidatos de outros partidos nos Estados. Bivar negou os pleitos alegando que Onyx pretendia antecipar um debate que será feito somente no ano que vem.

Ao discursar no evento, ACM Neto afirmou que a criação do novo partido fortalece a democracia. “O União Brasil também antecipa o movimento tão necessário de aprimoramento da democracia brasileira por meio da aglutinação de ideias e de propostas comuns e em número menor de partidos políticos”, alegou.

Na mesma linha, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) – que será um dos 12 vice-presidentes do União Brasil – afirmou que a nova legenda será “a mais forte ferramenta política no processo eleitoral de 2022”.

Cotado para concorrer ao governo do Distrito Federal, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, compareceu ao evento. De olho em uma aliança com a sigla, a ministra da Secretaria de Governo e pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, Flávia Arruda, também participou do ato. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, que pretende caminhar junto com o União Brasil, também esteve no local.

Convidado pelo PSD para ingressar na sigla e concorrer à Presidência da República, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, aparece como membro da Executiva Nacional. O vice-presidente do União Brasil e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), justificou a ausência de Pacheco na convenção lembrando que ele está no exterior em missão oficial do Senado.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf