Protesto por veto a absorventes ocorre diante da embaixada brasileira em Paris

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um grupo de brasileiras instalou um varal de absorventes na embaixada do Brasil em Paris no último domingo (10.out.2021). A ação foi para chamar a atenção da comunidade internacional sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a distribuição gratuita de absorventes à mulheres em situação de vulnerabilidade. O Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos, que havia sido aprovado pelo Congresso em setembro, foi vetado por Bolsonaro na última 5ª feira (7.out.2021).

No ato, as manifestantes prenderam absorventes com frases em alusão ao ciclo menstrual escritas em vermelho nas grades da embaixada brasileira em Paris. Conforme a brasileira Marcia Camargos, ao RFI, a intervenção não utilizou cola, tinta ou outros materiais que pudessem deteriorar o patrimônio.

Segundo a manifestante, o protesto foi inspirado na instalação do artista França Julio Villani na fachada da embaixada brasileira na França, em protesto ao governo Bolsonaro em maio do ano passado. Na época, o artista brasileiro instalou painéis pretos, que incluíam frases do presidente sobre as mortes de brasileiros por covid-19.

O Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos beneficiaria 5,6 milhões de mulheres, incluindo presidiárias, brasileiras em situação de rua e adolescentes infratoras. O projeto também previa atender alunas de escolas públicas em situação de vulnerabilidade.

Os custos da distribuição de absorventes seriam provenientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Fundo Penitenciário Nacional, no caso das presidiárias. O Congresso tem 30 dias para analisar a manutenção dos vetos.

Depois da repercussão negativa do veto, o Governo disse, em nota, que irá trabalhar para viabilizar a medida. “Apesar dos vetos, o Governo Federal irá trabalhar para viabilizar a aplicação dessa medida, respeitando as leis que envolvem o tema, para atender de forma adequada as necessidades dessa população”, afirmou a Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência.

Poder 360

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf