Relatório da CPI acusa Braga Netto de omissão na pandemia
Foto: Isac Nóbrega/PR
Na versão preliminar do relatório final, cujas cópias começaram a circular entre senadores ontem à noite, Renan Calheiros acusa o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, de omissão no combate à pandemia.
Ex-chefe da Casa Civil, o general comandou o Centro de Coordenação das Operações do Comitê de Crise da Covid-19, criado por Bolsonaro no início da pandemia.
Segundo Renan, Braga Netto tinha a obrigação de assessorar o presidente da República sobre o novo coronavírus e, na verdade, aceitou “as medidas inadequadas e tardias” por Bolsonaro.
O relatório diz que é possível concluir que “ações e eventuais omissões” do general “também influenciaram nesses resultados desastrosos” do combate à pandemia pelo governo federal.
Mesmo tendo requerimento de convocação aprovado, Braga Netto jamais foi chamado a depor na CPI porque não havia consenso entre os parlamentares sobre colocá-lo nos bancos da comissão. Muitos senadores consideravam que isso poderia aumentar o tensionamento com as Forças Armadas e dar mais argumento aos movimentos antidemocráricos de Bolsonaro e seus seguidores.
O pedido de indiciamento de Braga Netto no relatório final, que também traz os ministros Marcelo Queiroga, Onyx Lorenzoni e Wagner do Rosário, é pautado no crime de epidemia culposa com resultado morte, previsto no Código Penal.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf