Relatório da CPI chega aos senadores em envelopes lacrados
Foto: Gustavo Maia/VEJA
O relatório final da CPI da Pandemia chegou há pouco à sala da comissão no Senado em envelopes lacrados em cima de um carrinho, levado por assessores do relator Renan Calheiros. Os volumes são o resultado dos seis meses de investigação da comissão. O documento sugere o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade devido a sua atuação na crise da pandemia da Covid-19.
Inicialmente, Calheiros chegou a apontar no seu relatório que os crimes atribuídos ao presidente caracterizariam um genocídio em relação aos povos indígenas, mais suscetíveis a contraírem doenças graves. A tipificação, contudo, não foi consenso entre os sete senadores oposicionistas que compõem a maioria da CPI, o chamado G7.
A possibilidade de inclusão específica do termo genocídio causou um racha no grupo de oposição a Bolsonaro, que passou a maior parte da CPI coeso nas decisões. Na noite de terça, os senadores se reuniram na casa de Tasso Jereissati e Renan voltou atrás na questão do genocídio. O relatório trocou a tipificação por “crimes contra a humanidade”. “Eu concordei com as mudanças, todos nós fizemos concessões. Só isso nos levou a essa patamar de acordo, de consenso”, disse o relator, na chegada à comissão, minutos atrás.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf