Renan quer indiciar colega da CPI por mentiras sobre covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) propôs nesta terça-feira incluir o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), também membro da comissão, como o 81° alvo de pedido de indiciamento. Ele foi acusado de disseminar desinformação e fake news sobre os tratamentos para pacientes com Covid-19.

O pedido foi feito pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e acolhido em seguida por Calheiros, que comentou que o colega “reincidiu todos os dias na divulgação de estudos falsos negados pela ciência”. “Pela maneira como incitou o crime em todos os momentos, eu queria nesta última sessão dar um presente a vossa excelência: será o 81º primeiro indiciado dessa CPI”, disse Calheiros dirigindo-se a Heinze.

Defensor de medicamentos do ‘kit Covid”, comprovadamente sem eficácia, Heinze apresentou seu relatório em separado com 284 pesquisas favoráveis à hidroxicloroquina e 137 estudos da ivermectina. Ao defender os medicamentos, interrompeu sua fala ao ouvir comentários da mesa, e rebateu:

— Eu quero que respeite. Eu falo em nome de cientistas e não de charlatões (…) pesquisas não são narrativas — afirmou.

Heinze também elogiou o Conselho Federal de Medicina (CFM), que transferiu para os médicos a responsabilidade pela prescrição de medicamentos como cloroquina, mesmo tendo conhecimento da ineficácia do tratamento. O senador defendeu o Bolsonaro e não poupou criticas à CPI.

— Essa aberração (a CPI) foi uma das mais alucinantes que o Congresso produziu em toda sua história (..) e foi armada para condenar os fatos na tentativa grosseira de derrubar o presidente da República e evitar sua eleição em 2022.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), se incomodou com uma expressão usada pelo senador gaúcho em que se referiu aos parlamentares do G7 como “ajudantes de ordem” de Renan Calheiros.

— Quem são os ajudantes de ordem que Vossa Excelência se referiu, senador Heinze? — questionou Aziz.

Na sequência, o senador Alessandro Vieira (Ciidadania-SE) pediu o indiciamento de Heinze, justificando que a comissão não poderia se omitir sobre as “notícias falsas” lidas pelo pepista e lembrando que ela pediu o inidiciamento do presidente da República.

— Não pode fechar os olhos agora — disse ele.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf