
Republicanos, PP e PL disputam Bolsonaro e ministros
Foto: Agência O Globo
Em reação às negociações do presidente Jair Bolsonaro com PP e PL, outro partido do Centrão, o Republicanos, abriu suas portas a quatro ministros do governo que devem disputar as eleições de 2022. O presidente da legenda, deputado Marcos Pereira, informou o chefe do Executivo sobre os convites numa reunião realizada ontem no Palácio do Planalto. O objetivo da legenda é ampliar suas bancadas na Câmara e no Senado, plano que pode ser facilitado com o ingresso de nomes competitivos ligados a Bolsonaro. O presidente, porém, deve concorrer à reeleição pelo PP ou PL.
A aliados, Pereira afirmou ter procurado os ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido); da Agricultura, Tereza Cristina (DEM); do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido); e das Comunicações, Fábio Faria (PSD). Ainda de acordo com informações do mandatário do Republicanos a interlocutores, todos responderam que aguardam a decisão do presidente para se filiarem à mesma sigla que ele escolher.
O GLOBO apurou que a proposta de Pereira a Bolsonaro é que o presidente divida a filiação do seu grupo político entre as partidos que têm dado sustentação ao governo no Congresso: PP, PL e Republicanos. Assim, os filhos de Bolsonaro que têm mandato, ministros e deputados bolsonaristas se dividiram entre essas siglas — hoje no Patriota, o senador Flávio Bolsonaro (RJ) já esteve no Republicanos, legenda onde permanece o vereador do Rio Carlos Bolsonaro.
Com menos deputados e senadores do que PP e PL, o partido comandado por Marcos Pereira busca se fortalecer e, com isso, conquistar mais espaço em uma futura aliança em torno da candidatura à reeleição de Bolsonaro. Segundo interlocutores do Planalto, o presidente respondeu a Pereira que estaria diante de um “novo problema”, já que a tática inicial seria filiar todo o grupo a um único partido.
Cortejado por PP e PL, Bolsonaro tem dado sinais trocados às duas legendas e vem adiando a decisão até encontrar a configuração nos estados que mais lhe agrada — a liados, ele disse que a decisão será tomada em novembro. Segundo pessoas próximas, o presidente teme que o partido preterido deixe de apoiá-lo e migre para o campo do seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). PP e PL já apoiaram o petista no passado.
Na avaliação de líderes de PP, PL e Republicanos, a legenda que filiar Bolsonaro elegerá uma bancada de cerca de 70 deputados. Mesmo se o presidente não for eleito, o partido dele, se as projeções se confirmarem, terá um fundo eleitoral e tempo de televisão robustos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf