Senador da CPI quer denunciar live de Bolsonaro ao STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pediu à CPI da Covid que enviasse ao Supremo Tribunal Federal (STF) um requerimento em que compila as falsas informações sobre a vacina divulgadas por Jair Bolsonaro (Sem Partido) em live semanal. A intenção do parlamentar é que o documento seja anexado no inquérito das fake news, que está nas mãos de Alexandre de Moraes. Além de retirarem o conteúdo do ar e tomaram outras procedências.

Na última quinta (21/10), o presidente leu duas notícias, ao vivo, dos sites Stylo Urbano e Coletividade Evolutiva, em que informavam que as pessoas estariam perdendo a capacidade do sistema imunológico ao longo das semanas após completarem a vacinação, em decorrência disso estavam contraindo Aids.

Diante das informações, o senador classificou a conduta do presidente de “potencialmente criminosa”. Atribuiu a isso mais um custo na coordenação do combate à pandemia e questionou como se pode cobrar o cumprimento de regras dos cidadãos se o mandatário não as obedece.

“Como cobrar do cidadão comum o indispensável cumprimento das determinações legais se o Presidente da República não o faz? Não bastasse o impacto da conduta potencialmente criminosa do Presidente da República no arcabouço democrático brasileiro, esta Comissão Parlamentar de Inquérito já demonstrou, de forma clara e incontroversa, os impactos diretos na saúde da população. Quando o Presidente, de forma reiterada e consciente, mente e desinforma a população, milhares de pessoas deixam de buscar a vacinação, usar máscaras ou adotar medidas de cautela contra a COVID-19. A consequência, como sabemos, é o aumento no número de infectados, doentes e mortos. É o prolongamento do sofrimento causado pela pandemia”, escreveu na justificação do documento.

Especialistas da área da saúde comentam que não na composição das vacinas não há nenhum fragmento do vírus HIV, por isso consideram a fala de Bolsonaro absurda. Eles relembram que a contaminação das doenças se dá de formas diferentes, enquanto a Aids é transmitida por relações sexuais e compartilhamento de seringas, a transmissão do Covid-19 acontece por meio da respiração e do contato com ambientes contaminados. Outro ponto que evidencia a desinformação é o fato de os cidadãos com HIV terem sido prioridade na fila para imunização.

Denise Garrett, epidemiologista e vice-presidente do Instituto Sabin (EUA), evidencia como a fala do presidente é perigosa, principalmente para a população de vulnerabilidade social. “O mais grave é o presidente do país falar algo tão absurdo numa live que é assistida por milhões e milhões de pessoas, endossando a narrativa antivacina, falar contra a ciência em meio a uma pandemia letal, que ainda está matando um número considerável no país”, comentou em entrevista ao site da Folha de São Paulo.

Pelo Twitter, Vinícius Borges, infectologista especializado em saúde de pessoas LGBTQIA+, escreveu “O que causa Aids é a desigualdade, o preconceito e o estigma, perpetuando mitos como este sobre o HIV, impedindo as pessoas de se testarem, se tratarem e viverem bem”.

Correio Braziliense

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf