Terceira via encontra mais entraves
Foto: Carolina Antunes/PR
O novo partido oriundo da fusão entre o DEM e o PSL ainda não entrou em um consenso sobre o nome que apoiará nas eleições à presidência em 2022. As siglas têm uma convenção nesta quarta-feira (6), em Brasília, mas os últimos dias foram de fortes impasses internos. Lideranças locais disputam o comando de diretórios estaduais, o que empurra as conversas em relação ao candidato ao Palácio do Planalto para depois do encontro.
De certo, apenas que o partido seguirá por fora da aliança bolsonarista.
Uma vez constituído, o União Brasil, nome da nova sigla, deve se tornar a maior bancada do Congresso e abocanhar o maior volume de verbas dos fundos eleitoral e partidário. Ainda é aguardado, no entanto, um desmembramento de parlamentares aliados ao governo.
Espera-se que os políticos mais ligados a Bolsonaro deixem a sigla, sem perder o mandato. O prazo para isso seria de 30 dias e entre os nomes que devem desembarcar estão, além do filho do presidente, as deputadas federais Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF).
Um dos principais objetivos do novo partido será a consolidação de um dos três nomes para concorrer à terceira via da corrida presidencial de 2022. Entre eles, já é possível destacar a aparição: Luiz Henrique Mandetta (DEM), ex-ministro da Saúde; Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, e José Luiz Datena (PSL-SP).
Nos bastidores, no entanto, surge a possibilidade de apoio a outro nome, talvez na esperança de uma aliança para vice: Sérgio Moro. Na última semana, Mandetta e Moro se reuniram para conversar sobre os rumos da próxima corrida eleitoral. O ex-ministro da Justiça ainda analisa a possibilidade de concorrer ao Senado e se filiar ao Podemos. A decisão deve ser anunciada em novembro.
O vice-presidente do PSL, deputado Júnior Bozzella (SP), afirma que o novo partido surge com o objetivo de “equilibrar” a discussão política de extremos no país.
“O partido nasce com um propósito, que é equilibrar a discussão política no país. Dentro do polo democrático, temos a responsabilidade de pautar o debate, principalmente, daquilo que a sociedade tem clamado. Aqueles cinquenta e três por cento que não querem os extremos. Nem o Lula e nem o Bolsonaro”, disse ao Congresso em Foco.
O União Brasil será oficializado nesta quarta (6), em convenção nacional. A nova sigla passará a dominar, ao menos em números, a direita política no Brasil. A legenda também vai liderar o tempo de TV em horário eleitoral, tal como o fundo partidário anual e o fundo eleitoral.
No novo organograma de direção da legenda, deverá ser adotado um modelo de gerência compartilhada, ACM Neto como secretário-geral e Luciano Bivar, atual presidente nacional do PSL, o comandante da nova legenda.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf