Vítimas da Prevent irão falar ao MPF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

O grupo de trabalho do Ministério Público de São Paulo que vai investigar as mortes de pacientes da Prevent Senior começa a ouvir ainda esta semana parentes de familiares e um paciente do plano de saúde. Os depoimentos deverão ocorrer na quinta e na sexta-feira. O promotor Everton Zanella, que coordena a força-tarefa, informou que na quarta-feira os promotores vão discutir os próximos passos da investigação e analisar documentos recebidos da empresa.

A Prevent Senior afirma que as acusações são infundadas e que provará isso no decorrer das investigações.

Segundo Zanella, a investigação do MP tem como foco apurar se houve mortes provocadas por uso indevido de medicamentos e ocorre no âmbito criminal. A suspeita é que pacientes da operadora tenham falecido por terem usado apenas medicamentos do chamado “kit Covid”, como a cloroquina. Na investigação criminal, a investigação tem como foco as pessoas que teriam atuado de forma indevida. As investigações da CPI do Senado deverão ser compartilhadas com os promotores paulistas.

Zanella explica que deverão ser feitas perícias nos prontuários médicos, para determinar se mortes por Covid-19 podem ter sido causadas por medicamentos.

São Paulo tem três investigações em andamento para apurar a atuação da Prevent Senior, que, segundo a CPI da Covid no Senado Federal, teria se alinhado a médicos do gabinete paralelo montado pelo governo federal para incentivar o uso do tratamento precoce com medicamentos do chamado “kit Covid”, como hidroxicloroquina e ivermectina. Os remédios se mostraram ineficazes para tratamento de infectados pelo coronavírus e, inclusive, não eram recomendados para pacientes cardíacos.

Além da força-tarefa do MP-SP também estão em curso Comissões Parlamentares de Inquérito na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do estado.

Antonio Donato (PT), que preside a CPI da Câmara Municipal, afirmou que espera que o trabalho seja curto e objetivo. Instalada na última quinta-feira, a comissão ouvirá nesta quinta-feira Luiz Artur Vieira Caldeira, Coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) do município de São Paulo. Segundo Donato, os vereadores querem saber o motivo que levou a Covisa a recomendar a intervenção em três hospitais da Prevent Senior, no início da pandemia, e o motivo de ela não ter ocorrido. Caldeira deverá falar também sobre o sistema de notificação de óbitos e casos de Covid-19 na capital paulista.

O pedido de intervenção foi feito para a Secretaria Estadual de Saúde depois que a Covisa constatou, em março de 2020, que 65 das 100 mortes de pacientes com coronavírus ocorridas até então na cidade de São Paulo haviam sido nos hospitais Sancta Maggiore, que pertencem à Prevent. Na mesma época o MP-SP também havia aberto investigação criminal para apurar eventual omissão de notificação de casos suspeitos de Covid-19. Na época, os advogados da Prevent acusaram a Prefeitura de “querer faturar” com a crise gerada pelo coronavírus

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf