3a via está congestionada por candidatos a disputar 2o turno com Lula

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

O lançamento da pré-candidatura de Felipe d’Avila ao Planalto funcionou como baliza para o time da terceira via: se até o pré-candidato do Novo, considerado o partido mais à direita do bloco, entrou em campo criticando Jair Bolsonaro, é certo que nenhum dos nomes até agora colocados aliviará para o presidente. Ou seja, se o eleitor imaginar um corredor que tem d’Avila e Sérgio Moro (Podemos) numa ponta e Ciro Gomes (PDT) e Alessandro Vieira (Cidadania) na outra, Bolsonaro começa a atravessá-lo tomando canelada e termina levando voadora, após ter passado pelas cotoveladas do PSDB. Por quê? Todos sentem ser cada vez maiores as chances de o presidente ficar fora do 2.º turno.

Havia dúvidas quanto à “pegada inicial” de d’Avila, afinal, ele ascendeu à pré-candidatura empurrado pela turma do Novo que não curte a oposição de Amoêdo a Bolsonaro.

Além do disparo obrigatório contra o PT, o discurso de d’Avila nesta quarta-feira, 3, incluiu, sim, o presidente Jair Bolsonaro: “Está em jogo o futuro da democracia, a sobrevivência da liberdade, o governo constitucional”.

A fala pode não significar muito para quem detesta o presidente, mas certamente não é pouco para um partido com parlamentares simpáticos à agenda de Bolsonaro, incluindo o “voto auditável”.

A esperança do Planalto reside no União Brasil. Coalhado de bolsonaristas, o “novo” partido quer puxar o tapete de Henrique Mandetta.

Articulador da pré-campanha de Moro, Alvaro Dias (Podemos-PR) vê o ex-juiz desafiado a tentar convencer os “adversários” da terceira via de que pode centralizar um projeto político vitorioso.

“Sem protagonismo na política, ninguém se sustenta numa disputa presidencial”, afirma Dias. O estímulo a Sérgio Moro, que já tem alto nível de conhecimento, será desenvolver a habilidade de buscar a convergência no grupo da terceira via rumo à disputa do ano que vem.

Simone Tebet (MDB-MS) recebeu informações de que está bem avaliada em seu Estado, o que, em tese, facilitaria sua reeleição ao Senado. Porém, ela continuará ouvindo líderes emedebistas sobre a pré-candidatura ao Planalto. Só depois de encerrada a consulta, a senadora colocará prós e contras na balança.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf