Anvisa ignora ameaças e prepara vacinação de crianças
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Após se reunir com laboratórios interessados em pedir aval para a vacinação contra a covid-19 de crianças (entre 5 a 11 anos), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aguarda os pedidos definitivos para autorizar imunizantes contra o novo coronavírus para a faixa.
“Tão logo isso aconteça, teremos a mesma celeridade que tivemos e emitiremos o nosso parecer”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em entrevista ao UOL News, programa do Canal UOL.
Desde a última sexta-feira (5), representantes da Anvisa se reuniram com integrantes do Instituto Butantan — parceiro do laboratório chinês Sinovac na produção da CoronaVac — e da Pfizer para tratar sobre o assunto.
De acordo com a agência, representantes do Butantan apresentaram dados de estudos sobre a segurança e eficácia da CoronaVac para menores de 17 anos, e os da Anvisa pediram mais informações sobre a faixa etária entre 3 e 12 anos.
Em agosto, a agência não concedeu o aval para a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos, afirmando que o Butantan precisava fornecer mais dados sobre a eficácia e segurança do imunizante para o público.
Já ao se reunir com representantes da Pfizer, a Anvisa recebeu a indicação de que o pedido formal do laboratório norte-americano para poder vacinar quem tem entre 5 e 11 anos no Brasil será feito o mais breve possível.
Nessas reuniões, são tiradas dúvidas dos laboratórios e feitos esclarecimentos sobre os processos da Anvisa para autorizar uma vacina contra a covid-19, de forma a agilizar a avaliação quando o pedido formal for protocolado, segundo Barra Torres.
Ainda de acordo com o presidente da Anvisa, caso os laboratórios protocolem os pedidos ainda em novembro, é possível que o público entre 5 e 11 anos seja vacinado contra a covid-19 ainda em 2021.
De todo modo, Barra Torres esclareceu que a Anvisa apenas dá o aval — se uma vacina está liberada para uso ou não —, mas a utilização de um imunizante no PNI (Programa Nacional de Imunizações) depende do Ministério da Saúde.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf