Bolsonaro chama diretor-geral da OMS de “controverso”
Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Em conversa com apoiadores nesta quarta-feira (3/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, é “uma pessoa controversa”. O mandatário brasileiro se reuniu no último domingo (31/10), em Roma, na Itália, com o diretor da OMS na cúpula de líderes do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo.
Bolsonaro questionou, de forma retórica, se um apoiador vacinaria seus dois filhos. “Não responda: você tem duas crianças aqui, vão ser vacinadas? Ouçam o Tedros, da OMS. Ele é uma pessoa controversa também, mas ele fala sobre essas questões.”
Na conversa que teve com Adhanom, Bolsonaro questionou a posição da organização sobre o lockdown, ressaltou que não se vacinou contra a Covid e afirmou que a OMS deveria emitir uma nota afirmando ser contrária à vacinação de crianças.
A OMS não indica a vacinação de crianças, no momento, por falta de dados sobre a segurança dos imunizantes nesse público. Em sua página na internet, a organização afirma que “mais evidências são necessárias sobre o uso das diferentes vacinas contra Covid-19 em crianças para poder fazer recomendações gerais sobre a vacinação de crianças contra Covid-19”.
O diretor da OMS ressaltou que ainda há estudos em andamento e que quando eles estiverem concluídos, a organização vai emitir nota sobre a vacinação desse público.
Apesar da recomendação da OMS, a Food and Drug Administration (FDA), que faz o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos Estados Unidos, autorizou a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos.
Bolsonaro também comentou ausência na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia.
“Tão reclamando que eu não fui para Glasgow. Levaram uma índia pra lá pra substituir o Raoni, né? Pra atacar o Brasil. Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu americano criticando aí as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui, só aqui”, reclamou Bolsonaro.
A indígena brasileira a que Bolsonaro faz referência é Txai Suruí, de 24 anos, única brasileira a discursar na abertura da conferência.
Nascida dos Povos Suruí em Rondônia, Walelasoetxeige Suruí (ou Txai Suruí) tem 24 anos e é filha de Almir Suruí, 47, uma das lideranças indígenas mais conhecidas por lutar contra o desmatamento na Amazônia. O pai de Txai já foi perseguido pelo governo Bolsonaro em razão de suas críticas à política ambiental e indigenista.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf