Bolsonaro diz que com Lula mulheres vão parar de menstruar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou o veto à proposta que previa a distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao falar com apoiadores, Bolsonaro sugeriu que a crítica da população feita a ele após a decisão teria cunho pessoal.

Antes, Bolsonaro falava de forma genérica sobre aprovação de projetos que chegam ao Executivo. O primeiro exemplo foi sobre a permissão de venda de imóveis sem o intermédio de um corretor. “Tem que ver a questão de qualquer projeto que chegar lá, se vai ajudar uma parte e prejudicar outra, só isso”, declarou.

“Quantas vezes eu veto, o pessoal desce a lenha”, reclamou. Em seguida, o presidente relembrou a questão dos absorventes menstruais. “É igual ao modes. Lembra do modes? Bacana, né, não sabia a mulher começou a menstruar no meu governo, no governo do PT não menstruava, no PSDB não menstruava também”, ironizou, enquanto apoiadores riam. A gravação foi registrada por um canal bolsonarista nas redes sociais.

Bolsonaro questionou projetos apresentados sem esclarecer qual seria a fonte dos recursos – justificativa utilizada por ele para vetar a distribuição de absorventes menstruais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, o presidente não citou o Auxílio Brasil, que não prevê de onde sairiam os recursos para o novo benefício social.

“Se não tiver de onde vem o recurso, é crime de responsabilidade. ‘Ele é contra a mulher que menstrua’, e o pessoal desce o cace…”, disse. “Se o PT voltar a governar, as mulheres vão deixar de menstruar e tá tudo resolvido”, ironizou novamente.

“Eu sei que é uma coisa séria, a dificuldade da mulher que não tem recurso, sabe disso, agora, tudo joga na conta do estado, sem responsabilidade. Qualquer coisa que eu faça pra ajudar alguém, alguém vai ter que pagar, ou dinheiro cai do céu?”, questionou.

A autora do projeto que propõe a distribuição de absorventes é a deputada federal Marília Arraes (PT-PE). Ela alega que o presidente Jair Bolsonaro mentiu na justificativa, pois o projeto esclarecia como o programa seria financiado.

“A justificativa de Bolsonaro não tem nenhuma razão, é mais uma fake news quando ele diz que a gente não destinou de onde viriam os recursos e foi dito sim, foi acordado, inclusive com a própria liderança de governo de onde viriam os recursos, que seria o SUS, o impacto orçamentário financeiro foi todo calculado em conjunto com a assessoria de técnica da Câmara, com representantes do governo. Mas acredito que o Congresso vai derrubar o veto para a gente conseguir ter esse programa de espaço de uma política de dignidade menstrual. É importante dizer que é o primeiro passo, o que a gente quer é que logo, absorventes sejam distribuídos nos postos de saúde, assim como fazem com os preservativos”, disse em entrevista à rádio CBN Caruaru, em outubro.

Yahoo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf