Deputado evangélico faz Doria desistir de campanha de saúde pública

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A gestão João Doria (PSDB) retirou das suas estações de metrô totens que tratavam da importância da higienização do pênis para a saúde.

Chamada de “Lave o Dito Cujo”, a campanha está sendo realizada pelo Instituto Lado a Lado por ocasião do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

O Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de pênis no mundo. A doença tem uma grande prevalência em populações desassistidas, muitas vezes associadas a baixo nível de escolaridade, serviços precários de saneamento básico e pouco acesso a sistema de saúde eficiente.

O material foi retirado horas depois do deputado Tenente Nascimento (PSL) apresentar moção de repúdio ao material na Assembleia Legislativa de São Paulo. Evangélico, ele fala em afronta à família cristã.

Em nota, o governo fala que a campanha não condiz com suas diretrizes e não atende ao objetivo do Novembro Azul.

O Instituto Lado a Lado afirma, em nota, que “lamenta que formuladores de políticas públicas entendam que falar de uma doença negligenciada, que leva a óbito e mutila milhares de homens no país seja ‘uma afronta aos costumes da família brasileira'”.

Totem com campanha sobre higiene do pênis que foi retirada do metrô

O parlamentar diz que fez contato com a Secretaria de Comunicação e com a presidência do Metrô na tarde desta quinta-feira (18) e que ambas se comprometeram a retirar o material, o que ocorreria horas depois.

Os totens, que estavam em 15 estações pela cidade, mostravam 366 ilustrações relacionadas ao pênis e continham a mensagem “a higienização correta pode salvar a sua vida”.

Nascimento, que é evangélico, diz ao Painel que foi informado da campanha por um pastor que passou pela estação Vila Mariana do metrô.

“[A exposição do material na estação] é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira”, diz a moção do parlamentar.

“O cartaz é uma afronta. Os desenhos que lá estão são de baixo nível para estar em uma exposição pública. Nem em um museu você vai passar por isso. Passam crianças e todo mundo. Foi uma afronta à família cristã, ou melhor, ao povo. Não é uma questão de religião ou de ideologia”, afirma Nascimento.

“Solicitei a retirada e fui prontamente atendido. E pedi também apuração dos responsáveis”, completa.​

A mortalidade por câncer de pênis no Brasil se manteve praticamente inalterada entre 2008 e 2018, segundo levantamento do hospital A.C.Camargo Câncer Center.

A média anual é de 400 óbitos. As biópsias utilizadas para o diagnóstico da doença, no entanto, diminuíram, dificultando o sucesso do tratamento.

O Instituto Lado a Lado afirma que lançou em janeiro de 2020 a campanha Lave o Dito Cujo com o proósito de estimular a prevenção ao câncer de pênis, do qual “pouco se fala no Brasil —rara em países desenvolvidos— [e que] ocorre, principalmente, por causa da má higiene íntima, pouca amplitude da vacina do HPV e falta de informação, incluindo suas causas e riscos do seu desenvolvimento.”

Em sua nota, o instituto diz que foi informado que os paineis seriam retirados após “pedidos dos passageiros”.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf