Desmatadores atacam União Europeia por denunciar desmatamento no Brasil
Foto: Reprodução
Produtores brasileiro atacaram com veemência medida anunciada pela União Europeia para tentar forçar a redução no desmatamento no mundo por meio de pressões econômicas. Nesta terça-feira (23/11), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) divulgou nota com ataques aos europeus, acusados de protecionismo e de se sentirem donos do mundo.
“Protecionismo comercial disfarçado de preocupação ambiental. É disso que se trata a medida”, dizem os representantes de um dos setores com mais peso nas exportações brasileiras na nota. Os empresários do agronegócio também dizem que a medida, anunciada pelo Parlamento Europeu, seria “uma afronta à soberania nacional”.
O discurso agressivo da Aprosoja tem apoio do governo brasileiro. Na segunda (22/11), em evento no Ministério das Relações Exteriores, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, e Joaquim Leite, do Meio Ambiente, reclamaram da ameaça dos europeus.
Tereza Cristina chamou a medida de protecionismo e disse que “quando se coloca produtos como cacau e café, que não estão ligados ao desmatamento, mas até ajudam na proteção, no mesmo balaio, há alguma coisa errada”.
Já Leite disse que a medida é “inadmissível”, pois, logo após uma conferência global, como a COP26, seria contraproducente “a imposição de regras de um país ou um bloco sobre outros países quando o assunto for clima”. De acordo com o ministro, “é um movimento que não deve ser aceito pelo Brasil”.
“Sabemos que o foco dos europeus sempre foi a Amazônia e suas riquezas”, acusa a Aprosoja na nota divulgada nesta segunda no site da entidade. “No entanto, hoje se sabe que mais de 80% do bioma encontra-se preservado, da forma como os europeus encontraram quando colonizaram o país”, acrescenta o texto.
Após enumerar uma série de ações e promessas do governo brasileiro para frear a destruição, os produtores de soja provocam: “Se isso não é suficiente, podemos concluir que as intenções da União Europeia não dizem respeito à preservação ambiental, mas, sim, de uma tentativa de exercer barreiras comerciais contra produtores de alimentos do Brasil para proteger agricultores daqueles países”.
O ataque mais direto vem no último parágrafo da nota.
“A União Europeia precisa entender que não são mais a metrópole do mundo (dona) e que o Brasil e demais países da América do Sul deixaram de ser suas colônias. Se os europeus estão preocupados com nossas florestas, eles poderiam aproveitar a qualidade de suas terras para replantar também as suas florestas e instituir como aqui a reserva legal e as áreas de proteção permanente dentro das propriedades rurais. Portanto, Respeitem a nossa soberania!”, conclui o texto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf