Em contraponto a Bolsonaro, Lula se reúne com social-democracia alemã
Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou hoje (12), em Berlim, com as deputadas do SPD Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, eleitas na última eleição alemã, vencida pelo SPD, em setembro.
Eles conversaram sobre a situação política na Europa e no Brasil, diante das perspectivas de formação de um novo governo da SPD na Alemanha, que Lula apontou como “a mais recente vitória da democracia no mundo aconteceu aqui na Alemanha”. Participou também do encontro Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo.
Para Fahimi “é uma felicidade e uma honra vê-lo aqui hoje, com saúde e sua vontade de lutar pela democracia no Brasil”. A deputada alemã tem um grande diálogo com o Brasil há anos. O ex-presidente teve reuniões com Fahimi no Brasil e na Alemanha, em 2014 e 2015, e ela esteve no Brasil em 2019, onde protestou contra a prisão ilegal que Lula sofria naquele momento, promovida pelo então juiz Sérgio Moro, e que ajudou a eleger Bolsonaro ao tirar o ex-presidente das eleições de 2018.
“A luta contra a pobreza e a proteção ao meio ambiente tem que andar de mãos dadas” disse Fahimi, com quem Lula se reencontra após sua última visita a Alemanha, em março de 2020.
Participou também do encontro Isabel Cadermatori, recém-eleita deputada pelo SPD nas últimas eleições. Cadermatori tem 33 anos, foi eleita para seu primeiro mandato e é neta do último ministro da Economia de Salvador Allende, que foi preso pela ditadura de Pinochet.
Encontro com as deputadas alemãs @FahimiYasmin e @isacademartori. Ouvindo sobre a importante vitória dos sociais democratas (@spdde) nas últimas eleições aqui na Alemanha. Agradeço a solidariedade que tiveram comigo e com o povo brasileiro nos últimos anos.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/sKNOreen44
— Lula (@LulaOficial) November 12, 2021
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf