Fã da ditadura militar, Heleno critica fala de Lula sobre Nicarágua
Foto: Jorge William / Agência O Globo
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno, publicou uma crítica à entrevista do ex-presidente Lula ao El País. Em sua conta no Twitter, o general escreveu que o petista “debocha da inteligência da população e do regime democrático.” A publicação foi feita na manhã desta terça-feira.
Em entrevista divulgada no último sábado, o ex-presidente disse que era contra uma nova candidatura de Daniel Ortega, na Nicarágua, mas questionou “por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não?”. Lula acrescentou que não pode julgar o que aconteceu na Nicarágua. “Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram”, disse.
Em resposta, General Heleno declarou que o petista “compara o ditador Ortega com Angela Merkel”.
Ex-presidente Lula, em entrevista ao El Pais, debocha da inteligência da população e do regime democrático. Omite o que ele fez de mal ao Brasil. Compara o ditador Ortega com Angela Merkel. VOTO popular o condenará, de vez, nas eleições de 2022. “Porque no te callas?”
— General Heleno (@gen_heleno) November 23, 2021
Heleno, entretanto, não menciona a resposta de Lula ao rebater a aspa de Lula e afirmar que Merkel, diferentemente de Ortega, não prendeu seus opositores. “Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele estará totalmente errado”, disse o ex-presidente.
A frase “por que não te calas”, citada por Heleno, foi dita pelo rei João Carlos I da Espanha ao então presidente Venezuelano Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana de 2007, em Santiago, no Chile.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf