Guedes e Onyx se estranham por preço de combustíveis
Foto: Reprodução
Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni protagonizaram na segunda-feira passada um novo bate-boca numa reunião com Jair Bolsonaro e que teve também como testemunhas mais quatro ministros.
Não foi a primeira discussão pública entre os dois — em outubro, houve outra na mesma sala e com quase a mesma plateia — e nem será a última. O motivo da altercação foi o preço dos combustíveis. Ou mais precisamente a proposta feita por Onyx para a criação de um fundo de estabilização para tentar controlar os reajustes constantes.
O ministro do Trabalho disse que promovera uma reunião com alguns colegas (não os nomeou) e sugeriu que tal fundo fosse capitalizado com os dividendos que a Petrobras paga ao Tesouro (em 2020, por exemplo, foram R$ 2,9 bilhões).
Guedes reagiu. Disse que os planos de Onyx eram “mirabolantes”. E atacou: “Você é o ministro que mais cobra e o que menos entrega”.
Guedes afirmou que é contra financiar o fundo desta forma. E que os dividendos pagos à União pela Petrobras “e umas poucas estatais lucrativas, como o BNDES” servem para “cobrir a conta das estatais deficitárias”.
E comparou, numa de suas frases de efeito: “O Onyx quer fazer uma transfusão de sangue de um local que está exangue”.
Não foi a primeira discussão pública entre os dois — em outubro, houve outra na mesma sala e com quase a mesma plateia — e nem será a última. O motivo da altercação foi o preço dos combustíveis. Ou mais precisamente a proposta feita por Onyx para a criação de um fundo de estabilização do preço dos combustíveis feita.
O ministro do Trabalho disse que promovera uma reunião com alguns ministros (não os nomeou) e sugeriu que tal fundo fosse capitalizado com os dividendos que a Petrobras paga ao Tesouro (em 2020, por exemplo, foram R$ 2,9 bilhões).
Guedes reagiu. Disse que os planos de Onyx eram “mirabolantes”. E atacou: “Você é o ministro que mais cobra e o que menos entrega”.
Mas o tema está em aberto. O fundo de estabilização, que atuaria para atenuar as oscilações do preço dos combustíveis, é uma ideia que enche os olhos de Bolsonaro.
Técnicos da Casa Civil também estão à procura de uma solução para este abacaxi. Por enquanto, sem solução à vista.
Neste momento, o alívio no Palácio do Planalto é de curtíssimo prazo. Já se comemora que, até onde a vista alcança, não deverá ter um novo reajuste dos combustíveis neste mês.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf