Hacker que detonou Lava Jato receberá ajuda de Fernando Morais
Foto: Jonne Roriz/VEJA
O escritor Fernando Morais, autor de Lula, a biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou um meio de ajudar o estudante de direito Walter Delgatti Neto, o Vermelho, que ganhou notoriedade ao vazar conversas no Telegram entre membros da Operação Lava-Jato.
Morais decidiu fazer uma noite de autógrafos em Araraquara, cidade onde Delgatti vive com parentes sob limitações impostas pela Justiça, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de dar entrevistas e acessar a internet – o que, segundo pessoas próximas ao hacker, tem criado dificuldades de subsistência para ele.
Morais, que abriu uma exceção para a iniciativa, já que afirma estar evitando esse tipo de evento público por causa da Covid-19, disse que irá doar a Delgatti o dinheiro dos direitos autorais dos exemplares vendidos na noite de autógrafos, que ocorrerá no dia 13 de dezembro, no auditório da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp.
“Dinheiro, que ele precisa, vai rolar pouco. Mas quero que o Brasil saiba da dívida que tem com esse garoto do interior de São Paulo. Sem a ousadia dele, Lula estaria preso até hoje”, afirmou Morais em seu perfil no Facebook – ele também divulgou uma chave pix para receber depósitos para Delgatti.
O volume 1 da biografia de Lula, lançada neste mês pela Companhia das Letras, retrata o período que vai da infância do petista até a anulação de suas condenações pelo Supremo Tribunal Federal em abril deste ano.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf