Heleno e Bia Kicis negam ter instigado Sara Winter contra STF
Foto: DIDA SAMPAIO/Estadão Conteúdo / Agência O Globo
O ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, e a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) usaram suas redes sociais para rebater as acusações da ativista Sara Geromini, conhecida como Sara Winter, organizadora de atos antidemocráticos que rompeu com o bolsonarismo. Sara afirmou em entrevista à revista “Isto É” que ambos apoiaram o acampamento do grupo de extrema direita “300 do Brasil”, que lançou artifícios contra o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2020.
Em uma publicação no Twitter, Bia Kicis afirmou que tudo que Sara Winter falou sobre ela “é mentira”. A parlamentar disse que esteve apenas um dia no acampamento do “300” onde teria feito uma oração e saído.
Eleições 2022: ‘O convite a Bolsonaro está feito, mas têm regras aqui’, diz viúva de Levy Fidelix, à frente do PRTB
Kicis declarou ainda que teria dito ao grupo para cobrarem dos políticos e que não atacassem as instituições ou pedissem intervenção militar — porém, a própria deputada já defendeu a intervenção das Forças Armadas em discurso na Câmara.
“Nunca dei qualquer orientação de ataque a ninguém e jamais disponibilizei assessor para ajudar no acampamento e muito menos advogado”, postou Kicis, completando: “Não sei se sua mentira é estratégia,desespero ou pura maldade. Não sei se há alguém por trás. Sara mente”.
Tudo q a Sara Winter falou sobre mim é mentira.Nunca dei qualquer orientação de ataque a ninguém e jamais disponibilizei assessor p/ ajudar no acampamento e muito menos advogado.Não sei se sua mentira é estratégia,desespero ou pura maldade.Não sei se há alguém por trás.Sara mente
— Bia Kicis (@Biakicis) November 22, 2021
O general Heleno também classificou em seu Twitter como mentirosas as declarações de Sara Winter.
“Calúnias e acusações falsas da Sra Sara Winter, sobre mim, foram divulgadas pela ISTO É, Fórum, Brasil 247 e vários sites ‘isentos”’, escreveu o ministro do GSI.
Calúnias e acusações falsas da Sra Sara Winter, sobre mim, foram divulgadas pela ISTO É, Fórum, Brasil 247 e vários sites “isentos”. Bancaram tb essas mentiras, sem me consultar: a Jorn Mônica Bergamo, os Dep I. Valente, P. Teixeira e outros “democratas de peso”. Triste papel.
— General Heleno (@gen_heleno) November 22, 2021
À revista “Isto É”, Sara afirmou que Heleno teria pedido que seu grupo direcionasse ataques ao STF. Já Bia Kicis teria ajudado na organização e estrutura dos atos que levaram a ativista a ser presa por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.
Sara Winter afirmou ainda que além de Kicis e Heleno os deputados Daniel Silveira (PTB-RJ), Carla Zambelli (PSL-SP) e Sargento Fahur (PSL-PR) também apoiaram o grupo constituído por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que acampou em Brasília e fez ataques ao STF.
Na semana passada, a ativista que teve cargo de coordenadora no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves comentou ao GLOBO sobre o sentimento de “abandono” compartilhado por ela e outros bolsonaristas e ex-bolsonaristas.
— Eu me decepcionei demais com o Bolsonaro. O governo dele foi uma grande ilusão para os conservadores. Eu tenho vergonha de quando saía na rua gritando ‘mito’ — lamentou Sara, que se queixou também da falta de apoio quando foi presa após os ataques ao STF.
Perfis bolsonaristas subiram a tag “Processa” no Twitter pedindo que Heleno e Kicis entrem com ações judiciais contra a ativista. O nome de Sara Winter entrou para os assuntos mais comentados da rede nesta segunda-feira.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf