Lula diz que chapa com Alckmin é para ganhar eleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Maurício Lima/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta terça-feira 30 a possibilidade de formar uma aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin para a eleição de 2022. O petista, no entanto, disse que a composição depende do novo partido escolhido pelo paulista no ano que vem. As declarações foram dadas em entrevista à rádio Gaúcha.

“Ele está em uma definição de partido e nós estamos no processo de conversar. Vamos ver se a hora que eu decidir ser candidato se é possível construir uma aliança política, mas preciso primeiro saber qual é o partido que o Alckmin vai entrar e ele ainda não decidiu”, disse Lula.

“Eu quero construir uma chapa para ganhar as eleições”, acrescentou o ex-presidente após dizer que tem uma ‘extraordinária relação’ com o ex-governador de São Paulo.

Ainda que tenha confirmado as conversas, Lula voltou a dizer que ainda não sabe se será candidato e que as indicações de vice na sua chapa são, por enquanto, apenas especulações.

Lula e Alckmin devem se encontrar nesta semana para discutir a composição para o ano que vem, segundo o jornal Folha de S. Paulo desta terça. Na segunda 29, o ainda tucano se reuniu com líderes sindicais, que garantiram que Alckmin também confirmou que a aliança com Lula em 2022 ‘caminha’.

Ainda sobre as eleições de 2022, o ex-presidente disse que, se retornar ao poder, irá revogar o teto de gastos e acabar com a atual política de preços da Petrobras.

“Qualquer pessoa séria que ganhar as eleições de 2022 não vai manter essa política de preços da Petrobras. Não é respeitoso com as pessoas desse país. Essa política de preços é resultado do complexo de vira-latas de muita gente desse país, de se subordinar aos interesses de multinacionais que estavam preparadas para destruir a indústria brasileira”, afirmou.

Para Lula, o presidente Jair Bolsonaro é uma ‘anomalia fruto do ódio’ que se mostrou despreparado para governar o Brasil. Ainda na entrevista, disse que a culpa pela crise econômica brasileira é do atual presidente e sua equipe.

“50% da inflação hoje está subordinada aos preços controlados pelo governo. Portanto, o governo tem muita responsabilidade pela inflação, pelo preço da energia, do gás, da gasolina e do óleo diesel”, destacou.

Em outro trecho, o petista criticou a execução do chamado orçamento secreto no Congresso Nacional.

“Bolsonaro está quebrando o teto de gastos todos os dias. Eles agora estão governando não mais pela Presidência, mas pelas emendas secretas. Eu estou com 76 anos e nunca ouvi falar de emenda secreta, inventaram essa coisa agora que a Câmara tem mais poder de investimento do que a União”, disse.

Nicarágua, Cuba e Venezuela
Questionado sobre as declarações recentes sobre os governos de Cuba, Venezuela e principalmente da Nicarágua, Lula disse que as declarações teriam sido distorcidas por parte da imprensa brasileira.

“Eu não fiz comparação entre Ortega e Angela Merkel, eu fiz comparação entre dois formatos, entre o parlamentarismo e o presidencialismo. Ora, por que no parlamentarismo uma pessoa pode ficar 20 anos, como Margareth Thatcher, e no presidencialismo não pode? Foi esse o questionamento”, disse sem responder diretamente a pergunta se considerava os três regimes citados como democracias.

Carta Capital

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf