Lula negocia futuro acordo comercial com a França

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, sede do governo local. Ele foi recebido seguindo o protocolo comumente reservado a chefes de Estados.

Macron é um dos principais antagonistas ao presidente Jair Bolsonaro na União Europeia (UE). Os dois já entraram em atrito devido às políticas ambientais. Na cúpula do G20, em Roma, em outubro, os dois pouco interagiram.

Lula e Macron discutiram a cooperação, desafios sociais e econômicos após a pandemia e mudanças climáticas. O encontro faz parte da agenda do petista na Europa, onde está desde o dia 11.

A reunião durou mais de uma hora. Um dos pontos conversados foi o acordo de livre comércio Mercosul-UE, paralisado após líderes europeus pedirem adendos com compromissos ambientais.

Acompanhado pelos ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, Lula se aproveita da imagem desgastada de Bolsonaro no exterior para se reunir com líderes europeus e criticar seu provável principal rival na eleição de 2022.

“É muito raro que um potencial candidato ou ex-presidente seja recebido com tamanha honraria, como um grande estadista”, disse Amorim, ex-chanceler no governo Lula. “Isso acontece em um momento em que o atual presidente se mostrou isolado na última cúpula do G20”, completou.

Em palestra na Sciences Po na véspera, Lula criticou a condução da crise sanitária por Bolsonaro e o descreveu como negacionista. O mesmo tom foi usado na segunda em discurso à bancada social-democrata do Parlamento Europeu, numa Conferência de Alto Nível sobre a América Latina.

Durante a viagem à Europa, Lula se encontrou com o provável futuro chanceler [primeiro-ministro] da Alemanha, o social-democrata Olaf Scholz, que saiu vitorioso da eleição de setembro no país e negocia um Gabinete para suceder o de Angela Merkel.

Amanhã, Lula seguirá para a Espanha, onde se encontrará com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf