Macron passa “pito” em Boris Johnson
Foto: Ludovic Marin/AFP
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que o premiê do Reino Unido, Boris Johnson deve “levar a sério” a crise de imigrantes ilegais que tentam atravessar o Canal da Mancha ou “permanecer calado’.
As afirmações de Macron marcam uma escalada na crise diplomática entre os dois países europeus desde a morte de 27 pessoas num naufrágio na última quarta-feira (24).
Macron criticou duramente a decisão de Londres de publicar um plano de cinco pontos via Twitter, ao invés de conduzir negociações bilaterais.
A carta foi divulgada como um tweet e acabou estampada imediatamente em jornais de toda a Inglaterra.
“Falei há dois dias com o primeiro-ministro Johnson de maneira muito séria”, disse Macron em uma entrevista coletiva concedida durante a manhã desta sexta-feira.
“De minha parte, continuo trabalhando duro, como faço com todos os países e líderes. Fico surpreso com os métodos quando não são sérios”, prosseguiu.
“Não nos comunicamos de um líder para outro sobre questões tão graves por meio de tweets e cartas tornadas públicas. Por favor, Por favor”, exclamou.
As declarações de Macron foram acompanhadas por uma retaliação diplomática ao Reino Unido.
Paris retirou o convite à ministra do Interior britânica, Priti Patel, para participar de uma reunião sobre o assunto.
O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, escreveu a Patel para dizer que a reunião de domingo vai acontecer, mas sem a participação dos britânicos.
Darmanin disse a Patel que a carta de Johnson para Macron, sugerindo que a França aceitasse de volta as pessoas que cruzavam o Canal, foi uma “decepção”.
“A França acredita que o policiamento, por si só, não impedirá travessias arriscadas”, afirmou.
Sobre a decisão de Londres de publicar uma carta com recomendações no Twitter, Darmanian também foi duro.
“Torná-la pública tornou tudo pior. Portanto, preciso cancelar nossa reunião em Calais no domingo”, disse.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf