Marqueteiros preparam discurso de Moro ao se filiar ao Podemos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Em mais um sinal de que pretende disputar a Presidência em 2022, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro vai ampliar o foco de seu discurso para além do combate à corrupção já durante o ato de sua filiação ao Podemos, nesta quarta-feira, 10, em Brasília. Temas relacionados a áreas como economia, inclusão social e sustentabilidade estarão presentes em sua fala preparada para o evento. Contratada pelo Podemos, uma equipe de marketing está à disposição do ex-juiz – o convite de filiação já citava o slogan “construir um Brasil justo para todos”.

Para o ato de filiação, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Moro deve tratar a corrupção como a raiz de problemas estruturais do País. Porém, também vai esboçar o que pensa sobre economia. O ex-ministro tem mantido conversas iniciais com economistas, como o ex-presidente do Banco Central Persio Arida e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

A interlocutores do partido, Moro tem dito que a justiça social está entre suas preocupações. Em reuniões com a equipe que trabalha em sua futura campanha, afirmou que medidas para o combate à fome, por exemplo, são prioridade. Sem mencionar adversários políticos, o discurso vai tecer críticas à herança do petismo e do bolsonarismo, como foi antecipado pelo jornal O Globo e confirmado pelo Estadão.

Imagem. Moro tem sido auxiliado, quase que em tempo integral, pela empresa IV5 Inteligência em Comunicação, do marqueteiro Fernando Vieira, que recebeu R$ 396 mil do Podemos somente em 2021 – ano em que a legenda já recebeu R$ 10 milhões do Fundo Partidário. O QG da campanha, por enquanto, fica em uma sala comercial da empresa na zona sul de São Paulo, mas, conforme a eleição se aproximar, vai se mudar para um imóvel maior, alugado pela legenda.

Até as vésperas do evento de filiação de Moro, a equipe preparava vídeos de divulgação do pré-candidato. Em uma das imagens filmadas, Moro aparece discursando enquanto anda em direção à câmera. As peças de divulgação também vão ser veiculadas em um canal dedicado ao ex-juiz no YouTube.

‘Slogan’. Faz parte da nova rotina de Moro ouvir atentamente da equipe de Vieira orientações a respeito de como deve ser sua comunicação com o público. Com o auxílio do marqueteiro, o ex-juiz também tem buscado construir uma imagem de “pré-candidato” e motes de campanha para o Palácio do Planalto. Foi de uma entrevista com o ex-juiz que Vieira arrancou o slogan: “um Brasil justo para todos”.

No momento em que Moro disse estas palavras, Vieira rabiscou a frase em letras garrafais e a circulou em uma folha de papel. O ex-ministro se referia a políticas de inclusão social quando acabou proferindo o que, depois, viria a se tornar seu mote como pré-candidato.

Vieira também tem buscado entender se a imagem de Moro atende aos anseios dos eleitores. A agência realizou pesquisas internas que traziam diversas perguntas aos entrevistados sobre temas que vão da imagem ideal dos candidatos às propostas que devem ser consideradas mais importantes. Para todas estas questões, é feita uma comparação entre o que o eleitorado em geral pensa e o que o apoiador declarado do ex-juiz da Operação Lava Jato responde.

‘Povão’. Em uma das questões, o eleitor é indagado sobre a escolha entre um presidente que gera empregos e outro que distribui renda. Em outra, se o Brasil é um país injusto por ter juros altos. Também há perguntas sobre a religião, a orientação sexual e a estrutura familiar do candidato. Uma das perguntas diz respeito ao político ser, ou não, do “povão”.

Até mesmo nas conversas das quais Moro tem participado com economistas e potenciais aliados em sua campanha, Vieira esteve presente. Experiente no marketing político, o auxiliar já prestou serviços a partidos como PSDB, PDT, PHS – desde 2018, incorporado ao Podemos – e o PL de Valdemar Costa Neto, destino do presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição.

A convite da presidente do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP), Vieira presta serviço ao partido há mais de uma década, desde quando a legenda ainda se chamava PTN, e tinha o slogan da vassourinha que varria a corrupção.

Movimento. Moro também tem atuado nos bastidores para formar um grupo político próprio que dê sustentação à sua potencial candidatura ao Planalto. O ex-juiz procura interlocução em várias frentes para se destacar no congestionado campo da terceira via. Ele tenta arregimentar apoio nas bases “lavajatistas”, incluindo grupos como o Vem Pra Rua e o MBL.

Estadão

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf