Mendonça tem chance de ser aprovado para o STF
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça esteve no Senado reunido com articuladores do governo e saiu otimista com a perspectiva de que seu nome seja finalmente avaliado e aprovado nos próximos dias. Nas contas dos governistas que têm trabalhado em favor de Mendonça, ele terá em plenário entre 51 e 55 votos favoráveis para assumir uma vaga de ministro na Suprema Corte.
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), sinalizou a ele, em encontro ontem na Residência Oficial do Senado, que a sabatina ocorrerá na próxima semana, quando a Casa realizará um esforço concentrado para análise de autoridades indicadas a diversos cargos. “Há a previsão de realização de todas essas sabatinas no esforço concentrado, inclusive do ministro André Mendonça. E eu espero que o presidente Davi possa designar as datas das reuniões na semana que vem para um cumprimento dessa missão”, disse Pacheco.
Para não melindrar Alcolumbre, Pacheco pontuou que o agendamento da data específica é uma escolha do presidente da CCJ. “Obviamente que todas essas prerrogativas são dos presidentes de comissão, eu respeito a autonomia e espero que haja essa definição, para a gente chegar a esse final de ano com o cumprimento das obrigações do Senado com relação a essas indicações”.
Questionado se Alcolumbre teria dito claramente que Mendonça será sabatinado na CCJ na próxima semana, Pacheco sublinhou: “[Alcolumbre] sinalizou que vai fazer todas as sabatinas, todas as apreciações que precisam ser feitas pela CCJ”.
Nos bastidores, a inflexão de Alcolumbre foi vista como uma reação à possibilidade de Pacheco levar a indicação diretamente ao plenário, que ele passou a considerar, segundo interlocutores.
Pacheco não quer chegar a esse nível de confronto com Alcolumbre, ex-presidente da Casa, seu aliado e padrinho sua eleição a presidente do Senado. Mas o imbróglio em torno do caso Mendonça passou a afetar o senador mineiro, com parte dos senadores questionando sua capacidade de liderar em momentos de crise – algo péssimo para quem é dado como um possível candidato a presidente da República em 2022 ou, em um cenário mais modesto, candidato à recondução no comando do Poder Legislativo em 2023.
Já André Mendonça continuou seu corpo a corpo com senadores, algo que vem fazendo desde que foi indicado ao posto. Ele esteve com o senador Chiquinho Feitosa (DEM-CE), suplente de Tasso Jereissati (PSDB-CE) que assumiu o mandato do tucano pelos próximos meses. Mendonça também se encontrou com o senador Carlos Viana (PSD-MG), vice-líder do governo.
Na saída do Congresso, Mendonça foi abordado por jornalistas e disse ter expectativa de que seu nome possa ser apreciado na próxima semana. O Senado realizará um esforço concentrado para analisar a indicação de autoridades entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf