Mídia Internacional ressalta diferença de tratamento a Lula e Bolsonaro no exterior
Foto: Reprodução
Na Bloomberg, “Ex-líder brasileiro Lula recebe boas-vindas calorosas da União Europeia, ao contrário de Bolsonaro” (reprodução abaixo). A viagem acontece “apenas dias depois de Bolsonaro parecer isolado na cúpula do G20 em Roma”.
O ex-presidente assegurou “encontros de alto nível com autoridades europeias”. Já se reuniu em Berlim com o futuro primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz., e em Bruxelas com o alto representante da UE para o exterior, Josep Borrell. E nesta terça (16), visita a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
O berlinense Der Tagesspiegel entrevistou Lula e destacou a declaração “Nós dependemos da Alemanha para salvar a floresta tropical”. O petista “cobrou mais compromisso [alemão] na luta contra a destruição da Amazônia”, descrevendo o que poderia fazer em conjunto com Scholz.
Em texto à parte, citando o “agravamento da crise de Covid na Alemanha”, o próprio jornal ressaltou que “Lula conclama alemães a se vacinarem: ‘Eu amo a minha vida e a vida dos outros'”.
Além da viagem à Europa, neste mês, o ex-presidente programa ir aos Estados Unidos em dezembro.
Em meio ao noticiário negativo sobre Bolsonaro nos EUA, de New York Times a MSNBC e Atlantic, o embaixador em Washington, Nestor Forster Jr., escolheu escrever carta ao Wall Street Journal, que intitulou o post “Brasil responde em defesa de sua democracia”.
O jornal havia publicado na quarta (10), com chamada de primeira página, a reportagem “Democracia perde popularidade em toda a América Latina”, comparando Bolsonaro a “autoritários” de Nicarágua, El Salvador e outros. Escreve Forster:
“A descrição do Brasil [pelo WSJ] constitui uma distorção grave da situação em meu país. O Brasil é uma das maiores e mais vibrantes democracias do mundo e uma força para enfrentar desafios globais cruciais, como proteção ambiental.”
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf