Moro adota agenda bolsonarista e morrerá na praia
Foto: Evaristo Sa/AFP
Sergio Moro está irreconhecível.
Autoconfiante, com voz firme e menos sotaque, procurou escapar da maldição da agenda única da corrupção, e falou de tudo, da economia aos problemas sociais. Foi convincente.
Moro já está em terceiro, à frente de Ciro Gomes.
Moro está longe de ser um nome óbvio para encarnar a terceira via. A esquerda democrática, apesar de não ser lulista, não gosta dele porque entende que perseguiu Lula. Liberais de verdade têm dificuldade em defendê-lo por conta do que a Vaza-Jato revelou. E mesmo entre os bolsonaristas arrependidos há quem o considere um traidor.
Apesar disso (ou por isso mesmo), Moro convidou o senador Marcos do Val para elaborar seu programa de segurança.
Do Val é um linha dura, favorável ao excludente de ilicitude (permissão para matar) para a Polícia Militar. Nas horas vagas, ajudava a tropa de choque bolsonarista na CPI.
Não adianta dizer que quer cuidar das pessoas e erradicar a pobreza e, ao mesmo tempo, adotar uma agenda que pressupõe que prender pobre por causa de maconha e matar pobre na favela tornam o país mais seguro.
Por esse caminho, Moro pode tirar votos de Bolsonaro e chegar ao segundo turno. Mas tende a morrer na praia.
Lula agradece.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf