Moro aposta em suas propostas anêmicas contra sua mega rejeição
Foto: Cristiano Mariz/O Globo
Um pré-candidato ciente de que a campanha de 2022 não se desenrolará em torno da corrupção e que, por isso, trata de se inteirar sobre economia, saúde e educação. Foi assim que um grupo de 15 empresários e investidores, que se reúne semanalmente há mais de um ano para discutir alternativas de terceira via, encontrou o ex-juiz Sergio Moro num bate-papo virtual na noite da quarta-feira.
Foi a segunda vez que o encontraram. Na primeira, há três meses, Moro parecia mais monotemático, com variações em torno do mesmo tema da Lava-Jato. É com a diversificação da pauta que o ex-juiz espera vencer a rejeição, hoje em torno dos 60%, patamar que só perde para a do presidente Jair Bolsonaro. Pelo menos foi isso que Moro disse aos seus interlocutores da noite de quarta-feira, que será capaz de desarmar os céticos na medida em que conhecerem suas propostas para além da corrupção.
O pré-candidato do Podemos, que já indicou o ex-presidente do Banco Central (BC) Affonso Celso Pastore como seu conselheiro na área econômica, não quis adiantar quem são os congêneres na educação e saúde. Segundo explicou, por não ter autorização destes para divulgar seus nomes.
Ante o ceticismo dos interlocutores com sua capacidade de lidar com um Congresso que, ante sua atuação na Lava-Jato, lhe será hostil, Moro saiu pela tangente, na definição de um investidor. Limitou-se a dizer que a força conferida a um presidente pelas urnas lhe possibilitaria a aprovação de reformas. Listou-as na ordem que têm sido priorizadas por Pastore – administrativa e tributária em primeiro lugar, além de privatizações e saneamento fiscal.
Ao longo da chamada virtual, Moro se manteve formal e pouco afeito às descontrações com as quais o grupo está acostumado em encontros do gênero. Nada disse, em privado, que já não tivesse falado publicamente. Manteve-se carrancudo, na definição de um de seus interlocutores, mas buscou cativá-lo com a convergência de propósitos, o de encontrar uma alternativa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao atual, Jair Bolsonaro. Chegou a dizer que abriria mão de encabeçar uma chapa se aparecer alguém em melhores condições de fazê-lo.
O grupo não saiu convencido de que ele tenha capacidade de liderar um projeto de terceira via para o país, muito embora demonstre interesse em aprender como fazê-lo. “Ele está se educando e ouve muito mas ainda não convenceu”, resume um de seus interlocutores. A próxima reunião do grupo será com o vencedor das prévias do PSDB. A aposta, não a torcida, é de que seja o governador de São Paulo, João Doria.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf