MST ocupa sede do Incra em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Julia Gimenes/MST-SP

O MST (Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu nesta terça-feira (30) o prédio da superintendência de São Paulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado no bairro de Santa Cecília, na região central.

Cerca de 200 membros do acampamento Marielle Vive, de Valinhos, no interior de São Paulo, participam do ato e exigem suspensão de ordem de despejo do acampamento e que seja realizado o cadastro das famílias.

Com a mobilização, o MST quer que o Incra faça a intermediação com a Prefeitura de Valinhos e a Justiça local para barrar decisão judicial que autoriza o despejo das 450 famílias que vivem no acampamento no interior de São Paulo.

Os sem-terra não encontraram resistência para realizar a invasão nesta terça.

O movimento também realizará ato contra o despejo do Marielle Vive e em defesa da reforma agrária na Praça da Sé, às 14h.

As manifestações também ocorrem por ocasião dos 57 anos de sanção do Estatuto da Terra no Brasil, que trata da regulamentação da reforma agrária do país.

Dados do Incra enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano apontam que, em 2020, 3,6 mil famílias foram assentadas no país, queda drástica se comparado a 2015, último ano completo dos governos petistas, quando o número chegou a 26,3 mil.

Ainda que em menor escala, a queda considerável de novos assentamentos vem sendo registrada desde Dilma Rousseff (PT).

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf