Mundo comemora prisão de Steve Bannon
Foto: Reprodução
A prisão de Steve Bannon, ex-assesor de Trump, repercutiu entre políticos brasileiros, principalmente da oposição nesta segunda-feira. Banonn se entregou ao FBI após ser acusado de desacatar o Congresso americano por se recusar a cooperar com as investigações sobre a invasão do Capitólio, em janeiro. Próximo da família Bolsonaro, o consultor político é considerado um dos gurus da extrema direita.
Ex-candidata à vice-Presidência, Manuela D’Ávila celebrou a prisão e disse esperar “que a derrubada da extrema direita aconteça em todo o mundo”.
Grande dia! Steve Bannon acaba de se entregar ao FBI nos Estados Unidos. Que a derrubada da extrema direita aconteça em todo o mundo.
— Manuela (@ManuelaDavila) November 15, 2021
Parlamentares da esquerda, como os deputados federais Paulo Teixeira (PT-RS) e Ivan Valente (PSOL-SP), e a vereadora do Rio, Monica Benício (PSOL), também repercutiram o assunto. O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, também publicou o fato nas redes e citou o presidente brasileiro.
O guru da extrema-direita mundial, Steve Bannon, deve ser preso a qualquer momento nos Estados Unidos. Abriu a porteira! Os engenheiros do caos pagarão pelos seus crimes. Se cuida, Jair!
— Juliano Medeiros (@julianopsol) November 14, 2021
O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Bolsonaro nas eleiçõs de 2018 e agora oposição ao governo, comentou a proximidade do consultor americano com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ironizou: “Será que o Edu vai de Dubai para os EUA tentar salvar o amigo?”.
A proximidade do clã Bolsonaro com o ex-conselheiro americano é antiga. Antes mesmo de assumir a Presidência, o então postulante ao Planalto já mantinha contato com Bannon, através de Eduardo Bolsonaro. O ex-estrategista de Trump e o deputado federal se conheceram ainda em 2018, durante a campanha eleitoral do pai, e estreitaram relações desde então. Nos últimos meses, Eduardo se encontrou com o filho mais velho do Trump, Donald Trump Jr, e também com o ex-assessor de comunicação do ex-presidente republicano, Jason Miller.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf