O incrível apoio da oposição a Bolsonaro no Congresso
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
A falta de coerência ideológica e de unidade de atuação é uma marca história do bagunçado sistema partidário brasileiro, um amontado de siglas que já chega a 33, um recorde desde que a Lei de Anistia, em 1979, colocou fim ao bipartidarismo existente na ditadura militar.
Mas o problema vez ou outra volta ao noticiário para lembrar a fragilidade dessas organizações, que deveriam ser o esteio do sistema de democracia representativa. A última novidade agora é a “oposição governista”, como mostra reportagem de VEJA publicada na edição desta semana,
Em alguns partidos que tentam se apresentar como alternativa ao presidente Jair Bolsonaro, inclusive construindo candidaturas próprias ao Planalto para 2022, como o PSDB, o índice de alinhamento com as propostas do governo chega a 84%.
Entre os tucanos, alguns deputados passam de 90%, como o ex-candidato a presidente da República, Aécio Neves (MG), que vota a favor do governo em 91% dos encaminhamentos feitos na Câmara, ou Geovânia de Sá (SC), cuja taxa de adesismo chega a 96%.
O PDT, que acompanha o governo em 42% das situações na Câmara, provocou uma crise na semana passada quando 15 dos seus 25 parlamentares votaram a favor da PEC dos Precatórios, um projeto estratégico para Bolsonaro porque permite a criação do Auxílio Brasil e libera verba para agradar congressistas e partidos que o apoiam em 2022. O postulante à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, chegou a suspender a sua candidatura em protesto contra o comportamento da bancada. Após muita conversa, o partido conseguiu reverter dez dos 15 votos.
Veja abaixo o quadro com as taxas de governismo dos partidos de oposição e os deputados que mais se alinham a Bolsonaro, segundo monitoramento feito pela plataforma Radar do Congresso:
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf