Podemos é o único partido favorável ao punitivismo de Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Filiado oficialmente ao Podemos nesta quarta-feira, em Brasília, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro admitiu em seu discurso que poderá ser o candidato do partido à Presidência, como uma opção de terceira via para 2022. Para isso, no entanto, vai precisar superar resistências dentro da própria sigla, que tem integrantes lulistas e bolsonaristas entre os parlamentares e em palanques estaduais. Mas ao menos nas pautas mais identificadas com Moro, a atuação parlamentar do partido mostrou convergência. O GLOBO analisou como esses deputados e senadores se posicionaram nos assuntos prioritários do ex-juiz e o alinhamento foi de 88,7%.

Nas votações que aprovaram mudanças e flexibilizaram a lei de improbidade administrativa, por exemplo, todos os 16 votos de parlamentares do Podemos convergiram com o pensamento de Moro. O ex-juiz da Lava Jato já havia se posicionado em diversas ocasiões por meio de suas redes sociais contra essas mudanças. No Senado, os nove representantes do partido também votaram de forma contrária às alterações na lei. Na Câmara, de 10 deputados, os sete que compareceram à votação também se posicionaram contra.

O alinhamento se repete quando o assunto é a prisão em segunda instância, outra das bandeiras de Moro, citada inclusive em seu discurso de filiação. Segundo levantamento do GLOBO, 18 dos 19 parlamentares do Podemos também são favoráveis ao tema. O deputado Ricardo Teobaldo (PE) não retornou ao contato da reportagem e não tem manifestação pública sobre o assunto.

A exceção foi a votação da PEC do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Moro foi contra as alterações propostas, mas ainda assim, cinco dos dez deputados do Podemos votaram pelo avanço do texto, que acabou rejeitado em primeiro turno na Câmara. A pauta contou com forte articulação do presidente da Casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), que é um obstáculo para as bandeiras defendidas por Moro.

As PECs da Lei de Improbidade e da Segunda Instância, inclusive, representam duas derrotas para o ex-juiz. A primeira já foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e a segunda enfrenta forte resistência política na Câmara – apesar de ter seu relatório pronto, está travada há dois anos. Na rejeição da PEC do CNMP, apesar das divergências no partido, a vitória foi de Moro.

Principal pauta do ex-juiz, o combate à corrupção foi citado por ele como uma das justificativas para a escolha do Podemos. Essa também foi a principal bandeira do partido na campanha de 2018. Mas para superar as resistências internas e os adversários de terceira via, ele vai precisar ir além da defesa da Lava Jato e do campo da segurança pública, ampliar seu leque e obter apoios fora da sigla.

Entre os dez integrantes da bancada do Podemos na Câmara, por exemplo, há bolsonaristas e parlamentares ligados ao ex-presidente Lula (PT), preso no âmbito da Lava Jato. Os deputados Bacelar (BA) e Ricardo Teobaldo (PE) articulam em seus estados alianças com o PT. Já os deputados Diego Garcia (PR), José Medeiros (MT) e Léo Moraes (RO) são apoiadores ou buscam manter boa relação com o presidente Jair Bolsonaro, de quem o ex-ministro da Justiça tornou-se adversário após denunciar interferências na Polícia Federal.

Sua cerimônia de filiação contou com a presença de ex-bolsonaristas como os deputados Joice Hasselman (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Luís Miranda (DEM-DF), o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo, e até de um possível adversário no campo da terceira via: o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), pré-candidato à Presidência. O governador João Doria, convidado para o evento, comunicou a Moro que não poderia comparecer por causa de compromissos em sua agenda.

Entre as pautas que levantou na cerimônia de filiação, citou a redução da pobreza, da inflação, a geração de empregos, a proteção da família e o respeito ao “próximo, o diferente”. Na proposta de sua pré-candidatura, Moro também defendeu o “livre mercado, a livre empresa e a livre iniciativa, sem que o governo tenha que interferir em todos os aspectos da vida das pessoas”.

Além disso, prometeu defender o fim da reeleição para presidente e do foro privilegiado para autoridades processadas, assim como a instituição da prisão em segunda instância, caso seja eleito. O ex-juiz citou ainda que a prioridade de seu governo será criar uma “força-tarefa de erradicação da pobreza”.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf