Por que Bolsonaro não quer Carnaval
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
Por mais de um ângulo, debater neste momento a “realização” do carnaval em 2022 é inevitável e, ao mesmo tempo, inócuo do ponto de vista de segurança sanitária, mas tem serventia à nova onda de politização da pandemia promovia pelo presidente Jair Bolsonaro. Especular decretações de fechamento ou abertura extremas daqui a três meses é inútil.
O sinal disparado por Bolsonaro — “por mim nem haveria carnaval” — abriu a batalha de apontar hipocrisia do lado rival nas redes e promove uma “guerra cultural” útil para amenizar perdas de popularidade.
O presidente tenta acertar alguns coelhos e cria uma armadilha para seus opositores. O aceno moralista à base conservadora é óbvio, e remete ao apelativo episódio do “golden shower” no primeiro tríduo momesco sob seu governo. Sem pudor para inverter sinais, busca ainda empurrar os que passaram os dois últimos anos chamando-o de negacionista a adotar, na forma binária que captura todo debate nas redes, a posição contra medidas restritivas — a despeito da diferença de circunstâncias como vacinação, taxa de contaminação e outras.
A militância bolsonarista entendeu o recado e tenta impor constrangimento a quem defendia isolamento e distanciamento e agora vê viabilidade nos festejos, acusando incoerência. A situação é outra com a boa adesão da população brasileira à vacinação e com a momentânea baixa na disseminação do vírus no país, mas circunstâncias podem mudar — a nova variante sul-africana é só o exemplo mais recente. Este cenário impõe um desafio também aos cientistas, muitas vezes premidos a exercer futurologia para decretar de público, hoje, se esta ou aquela atividade será segura daqui a três meses.
Em resposta, os antibolsonaristas apontam hipocrisia do presidente. A súbita conversão presidencial ao isolamento no carnaval entra em clara contradição com atitudes do próprio governo, a começar pela contínua resistência em exigir passaporte sanitário de turistas, medida unânime entre especialistas.
Para prefeitos de centenas de cidades que costumam sediar as festas, equilibrar o risco de propiciar uma onda de contaminação e promover o evento que aquece a economia local é decisão tão mais difícil quanto mais cedo precisar ser tomada.
Festa que simboliza e define a identidade nacional, o carnaval de 2022 concentra antes de começar o puro suco do Brasil recente: politização da crise sanitária e a submissão da ciência, em meio à falta de dados que permitam prever cenários ainda longínquos, à guerrilha das redes.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf